Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

China promete contra-ataque após anúncios de Trump sobre Hong Kong

Publicado em 01/06/2020 Editoria: Política


EUA querem limitar a entrada de chineses e impor sanções comerciais

EUA querem limitar a entrada de chineses e impor sanções comerciais

Nesta segunda-feira (1º), a China prometeu responder com firmeza aos anúncios do presidente norte-americano, Donald Trump, que quer limitar a entrada de cidadãos chineses nos EUA e impor sanções comerciais a Hong Kong.
 
“Toda declaração ou ação que prejudique os interesses da China encontrarão um firme contra-ataque”, declarou à imprensa Zhao Lijian, porta-voz do ministério das Relações Exteriores chinês.
 
Trata-se da primeira reação de Pequim às medidas anunciadas na última sexta-feira pelo presidente americano.
 
Na ocasião, Trump anunciou que suspenderia a entrada dos cidadãos chineses que representassem risco potencial para a segurança dos Estados Unidos ao país.
 
O republicano também pediu que sua administração ponha fim às medidas comerciais preferenciais para Hong Kong, ao se manifestar contra a lei de segurança nacional imposta por Pequim ao território autônomo.
 
Zhao também classificou como “doença crônica” o racismo nos Estados Unidos, ao comentar a morte de um cidadão negro pela polícia, o que tem provocado diversos protestos pelo país.
 
O porta-voz fez uma comparação entre esses atos e as manifestações que Hong Kong vem enfrentando desde o ano passado.
 
“Por que os EUA tratam como heróis os partidários da violência e a suposta independência de Hong Kong, qualificando ao mesmo tempo de ‘agitadores’ àqueles que denunciam o racismo?”, questionou.


› FONTE: Folha