Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Instituto Federal abre 241 vagas para cursos de idiomas de graça

Publicado em 22/06/2020 Editoria: Educação


O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) abre na próxima sexta-feira (26) inscrições para cursos em três diferentes idiomas. São 241 vagas para turmas em andamento de Espanhol, Inglês e Libras, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2020.
 
As aulas são ofertadas pelo Centro de Idiomas da instituição, em polos de ensino em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. Interessados devem consultar o edital de abertura do processo seletivo, assim como quadro de vagas e o cronograma completo, disponíveis na Central de Seleção da instituição.
 
O prazo para se inscrever termina no dia 10 de julho. Os inscritos deverão fazer um teste que avaliará o conhecimento no idioma e que definirá em qual nível do curso irão concorrer.
 
A lista preliminar de inscrições homologadas e a convocação para a prova de nivelamento serão publicadas no dia 13 de julho. Os testes deverão ser feitos de forma online nos dias 15, 16, 17, 20 e 21 de julho.
 
A relação final das inscrições homologadas, já com os candidatos inscritos por curso/nível, de acordo com os resultados das provas de nivelamento, será divulgada no dia 23 de julho.
 
A seleção será feita por sorteio eletrônico, no dia 28 de julho, na reitoria do IFMS. Porém,  terão direito à matrícula os candidatos contemplados conforme destinação das vagas entre as comunidades interna e externa, condicionada ainda à aprovação no teste de nivelamento.
 
Das 241 vagas ofertadas, 75% serão reservadas aos servidores e estudantes, a maioria aos alunos. Caso as vagas não sejam preenchidas por completo, serão destinadas a candidatos da comunidade externa, conforme classificação do sorteio.
 
O resultado do sorteio será divulgado em 30 de julho e a primeira chamada para matrículas no dia 3 de agosto. A matrícula deve ser confirmada entre os dias 4 e 6 de agosto, para selecionados na primeira chamada. Uma possível segunda lista será publicada no dia 7, com possibilidade de uma outra chamada.
 
Ensino – De acordo com o IFMS, os cursos são ofertados gratuitamente em duas etapas, sendo que cada etapa é composta por três semestres. As etapas “Básico” e “Intermediário” possuem, cada uma, três níveis.
 
Os estudantes devem adquirir o material didático. Para o curso de Inglês, os livros são Interchange 1, 5th Edition para a primeira etapa; e Interchange 2 5th Edition, para a segunda etapa, ambos da Editora Cambridge University Press.
 
Para o curso de espanhol, os livros solicitados são Nuevo Ven 1 para a primeira etapa; e Nuevo Ven 2 para a segunda etapa, ambos da Editora Edelsa.
 
E para o curso de Libras, o estudante deve adquirir o livro “Libras? Que língua é essa: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda?”, de autoria de Audrei Gesser e publicado pela Editora Parábola