Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Dourados já passa por segunda onda do coronavírus, confirma Saúde em MS

Publicado em 03/09/2020 Editoria: Saúde


A macrorregião de Dourados já vive uma segunda onda de contaminações do novo coronavírus, segundo alerta feito pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quinta-feira (3). O alerta foi dado pelo titular da pasta, Geraldo Resende, durante a transmissão do boletim epidemiológico do novo coronavírus. Segundo Resende, autoridades sanitárias no município precisam ter olhar atento com crescimento do número de casos.
 
“Estamos muito preocupados com a volta do crescimento [de número de casos] na macrorregião de Dourados. Lá, houve estabilização e decréscimo de casos novos e de taxa de ocupação. Mas já começa a ter uma nova onda, que precisará de olhar atento das secretarias municipais de saúde”, destacou o secretário.
 
A macrorregião de Dourados é composta por 33 municípios, onde habitam cerca de 900 mil pessoas. O maior crescimento é percebido no polo: dos 930 casos relatados nesta quinta-feira, o município de Dourados, sede da macrorregião, contribuiu com 118 casos. A taxa de ocupação global de leitos também atingiu o índice de 84%, sendo 34% de pacientes com Covid-19, 13% com casos suspeitos e 37% com pacientes com outras enfermidades. Na macrorregião, há um total de 126 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), já considerando as ampliações.
 
Somente a cidade de Dourados já soma 5.762 casos confirmados, dos quais 4.651 estão recuperados. São 1.003 pacientes em isolamento domiciliar e 56 internados – destes, 26 estão em leitos clínicos (6 públicos e 8 privados) e 30 em leitos de UTI (11 públicos e 2 internados). São 78 óbitos de residentes na cidade, dois nas últimas 24 horas, e taxa de letalidade em 1,3%.
 
Em junho deste ano, Dourados foi considerada o principal epicentro da Covid-19 em MS, sendo posteriormente superada por Campo Grande. Atualmente, é a 2ª cidade com mais casos e tem a 8ª maior taxa de incidência de Covid-19 em MS, com 2.555,3 casos para cada 100 mil habitantes.
 


› FONTE: Midiamax