Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Membros do recém Comitê de Ética da Santa Casa são capacitados

Publicado em 19/09/2020 Editoria: Região


O Comitê da Santa Casa foi implantado em março de 2020.
 
Nesta sexta-feira, 18, os membros que compõem o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Santa Casa de Campo Grande se reuniram para participar de uma Oficina de Qualificação sobre os processos que envolvem a pesquisa em seres humanos. Este é último requisito exigido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para o cadastro na Plataforma Brasil e dar início às atividades de avaliação e pareceres no hospital.
 
O vice-presidente do hospital, Heitor Rodrigues Freire, na ocasião representando o presidente da Santa Casa, Heber Xavier, fez a abertura da oficina com as boas-vindas aos presentes e ressaltando a importância da iniciativa para o campo do ensino e pesquisa no hospital. “Esta é uma oportunidade muito grande, criar e proporcionar a capacitação necessária para que o trabalho seja desenvolvido da melhor maneira possível. Agradeço a presença da doutora Jennifer, que se dispôs em nos ensinar a desenvolver esse trabalho”, disse. 
 
Em seguida, o diretor da Escola de Saúde, Prof. Ivan Araújo Brandão, falou sobre a satisfação em receber a validação para seguir com o projeto e, também, do compromisso com a prática dessas ações em benefício da população. “Recentemente, recebemos a informação do credenciamento inicial do CEP da Santa Casa para atuação por três anos e isso representa muito para todos nós que estamos envolvidos nesse projeto rumo ao registro definitivo. Esperamos que nosso comitê possa realizar o trabalho que a instituição deseja e que a população precisa. Esse momento em que enfrentamos no país, temos visto a importância da pesquisa em meio a uma pandemia”, comentou o professor.
 
Após as apresentações, a palestrante do Rio de Janeiro, Drª Jennifer Baathen Salgueiro, tecnologista em Saúde Pública, chefe da Coordenação de Pesquisa e Plataforma de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), conduziu a oficina de forma didática abordando sobre o sistema CEP/Conep-regulamentação e fluxos, com uma dinâmica interativa relacionada ao assunto, além disto falou sobre o papel e a responsabilidade dos membros do colegiado.
 
No período da tarde, a palestrante juntamente com o grupo de profissionais realizou mais uma dinâmica colocando em prática as motivações pelas quais o grupo ingressou no Comitê e, por fim, falou sobre a elaboração de pareceres – uma atribuição muito importante que é analisar as pesquisas e evoluir no sistema para seja discutido pelos demais membros e, posteriormente, ajustado e aprovado.
 
CEP Santa Casa
 
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Santa Casa foi implantado em março de 2020 através da Escola de Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF), voltado para a promoção e fomento da pesquisa em bases legais e científicas com foco nos seres humanos (pacientes). De acordo com o Conselho Estadual de Saúde, a Santa Casa é o primeiro hospital de Mato Grosso do Sul a implantar um Comitê de Ética em Pesquisa.
 
A composição do grupo exige que pelo menos metade dos integrantes tenha experiência comprovada em pesquisa. Fazem parte do Comitê representantes de diversas instituições, sendo pela Santa Casa de Campo Grande: Adão José Pereira; Bruna Oliveira Corrêa do Amaral; Drª Priscila Alexandrino de Oliveira; Drª Luciene de Fátima Costa Torres; Dr. Jose Roberto de Souza; Dr. Walter Peres da Silva Junior e Isis Nara De Oliveira.
 
Pela Fiocruz, Drª Ana Tereza Gomes Guerrero, pelo Hospital de Olhos de Mato Grosso do Sul, Dr. Antonio Eduardo Pereira, pela Escola de Saúde Santa Casa, Enfª Mestra Áurea Lilia Batista Silva, pelo Conselho Local de Saúde, Cleonice Alves de Albres, Conselho Municipal de Saúde, Maria Auxiliadora Ribeiro Vilalba Fortunato e pelo Conselho Estadual de Saúde, Márcia Gomes e Enfª Mestra e Pesquisadora Docente de Ensino Superior, Sandra Demétrio Lara.
 


› FONTE: Ascom Santa Casa