Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Covid-19 cresce entre jovens, o que reduz a demanda por UTIs

Publicado em 19/09/2020 Editoria: Região


Perfil de pacientes mudou, atingindo menos pessoas idosas e com comorbidades, que são as que mais precisam de leitos intensivos
 
Na última semana, o perfil de pacientes internados por covid-19 mudou e pessoas mais jovens, entre 40 e 50 anos, têm ocupado os leitos clínicos, o que reduziu de certa forma a demanda nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).
 
Segundo a diretora-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Rosana Leite de Melo, essa alteração foi percebida nos últimos cinco dias, com a presença de pacientes mais jovens e sem necessidade de internação em leito intensivo, mas com demanda para oxigenação ou acompanhamento em leitos clínicos.
 
“Na última semana chegaram pacientes graves, mas não tão graves para precisarem de UTI. Até semana passada, a demanda era maior por UTI que enfermaria, mas em aproximadamente cinco dias, isso virou e estamos pegando pacientes mais jovens, entre 40 e 50 anos, sem cormobidades, reduzindo a demanda nas UTIs”, comentou.
 
O fato foi confirmado pela infectologista e integrante do COE (Centro de Operações de Emergência) da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mariana Croda.
 
Segundo ela, uma das razões para essa mudança de perfil seria que o vírus da covid-19, o novo coronavírus, estaria circulando mais entre os mais jovens, que são os que estão se expondo mais à contaminação enquanto os mais idosos tem se preservado.
 
“Estamos vendo um número maior de contaminações entre jovens sem comorbidades (que entre os idosos). Esses precisam ou não de UTI, mas se vão para um leito intensivo, não ficam tão enfermos, nem por tanto tempo”, avalia, sustentando que essa também pode ser um dos motivos da estabilização e pequena redução no número de óbitos pela doença em MS.
 
Para se ter uma ideia, na primeira sexta-feira deste mês, 4, havia 547 pessoas internadas com covid-19 em MS, das quais 296 em leitos de enfermaria e 261 em UTI. Uma semana depois, as quantidades eram, respectivamente, 289 e 225. Já hoje, há total de 485 pessoas internadas, sendo 270 em leitos clínicos e 217 em intensivos. 
 


› FONTE: Campo Grande News