Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Lacen realizou mais de 131 mil testes ‘padrão ouro’ de Covid-19 desde março

Publicado em 26/10/2020 Editoria: Saúde


Com equipamentos modernos, O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) foi responsável pela realização de mais de 131 mil testes ‘padrão ouro’ (RT-PCR) com resultados prontos em menos de 72 horas. 
 
De acordo com comunicado da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Lacen realiza 1,8 mil testes/dia, atualmente. Com essa agilidade, o laboratório se transformou em uma das principais armas no combate ao coronavírus no Estado, como o Correio do Estado já noticiou.
 
Em visita feita à Capital na sexta-feira (16), autoridades da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) colocaram o laboratório como um dos destaques da política local de enfrentamento à Covid-19. 
 
Para o consultor de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres, do escritório da OPAS e da OMS no Brasil, Rodrigo Frutuoso, as parcerias interssetoriais como a com Corpo de Bombeiros Militar foram importantes. 
 
“A colaboração de outras instituições, conseguiram se organizar de uma forma tal, que hoje em dia tem um parque tecnológico completamente adequado e que suporta o enfrentamento desta epidemia”
 
Segundo o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Ferraz Demarchi, o empenho dos colaboradores foi de fundamental importância e contribuiu para os excelentes resultados da avaliação da OPAS. 
 
“Tivemos várias parcerias, professores de universidades, da Fiocruz, trabalhando com a gente manualmente, realizando os exames, e ainda continuam fazendo o transporte. É um trabalho árduo, porém, muito gratificante e positivo, agradeço a todos que participaram conosco”.
 
Durante análise, os técnicos da OPAs constaram de forma positiva que não foram evidenciadas faltas de EPIs ou kits de coleta, incluindo swabs, durante o período de pandemia no Lacen.
 
Além disso, apontaram a criação protocolos laboratoriais que se estenderam à comunidade indígena e às populações prisionais, o que mostrou rápida resposta quanto a evolução do quadro no Coronavírus no Estado. 
 
A logística eficiente no transporte de amostras vindas do interior do Estado também foi um ponto registrado como positivo, considerando que a chegada delas ao laboratório é feita antes de completarem 24 horas, classificado como &39;excelente&39; em reposta à Covid-19.


› FONTE: Correio do Estado