Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Coração do Hospital Regional Dr Estácio Muniz, UTI pulsa para salvar vidas.

Publicado em 15/01/2021 Editoria: Saúde


Na UTI - Unidade de Terapia Intensiva, o silêncio costuma reinar, a não ser pelo som de equipamentos que monitoram os pacientes. 
 
O coração do hospital é o local mais delicado porque exige atenção durante todo o tempo. 
 
Mas quem faz esse lugar pulsar silenciosamente é uma equipe de profissionais, com qualidade técnica e muita humanização. 
 
É na UTI que são atendidos os pacientes em situação mais grave, que precisam de monitoramento 24 horas por dia e uso de respiradores e monitores cardíacos.
 
No Hospital Regional Estácio Muniz em Aquidauana a UTI disponibiliza 10 leitos, onde atualmente 8 são direcionados para pacientes com Covid e 2 para demais patologias. 
 
A equipe composta por técnicos em enfermagem (cada um cuida de dois pacientes), um enfermeiro, médicos, além da equipe de fisioterapia, por turno (manhã, tarde e noite). Além dos pacientes, a equipe também mantém contato direto com a família das pessoas internadas.
 
Trabalhar na UTI significa usar alta tecnologia, monitorar sinais vitais 24 horas por dia, controlar as medicações indicadas e a alimentação por sonda, além disso, muitos pacientes ainda usam fraldas e respiram com a ajuda de aparelhos. 
 
São sete dias na semana sem fechar as portas, em que as equipes convivem com a doença, a cura e até a morte. 
 
Os cuidados perpassam pelo físico, mas também atingem o emocional do paciente e, muitas vezes, do profissional. Há que se reconhecer e respeitar aqueles que trabalham para salvar vidas. "A luta é diaria".


› FONTE: Com informações