Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Advogado e ex-vereador de Aquidauana morre vítima da COVID-19 em Campo Grande

Publicado em 29/03/2021 Editoria: Cidade


A tristeza se abate sobre mais uma família por conta da pandemia do Coronavirus. Desta vez as vítimas morreram no mesmo hospital em Campo Grande. A esposa Sonia Queiróz veio a óbito no sábado (27) e na manhã desta segunda-feira, faleceu o esposo Zakaria Suleiman.
 
A notícia deixou Aquidauana enlutada pelos relevantes serviços prestados à Aquidauana e ao Mato Grosso do Sul. Zakaria era advogado, foi delegado de Polícia, diretor local do DETRAN e vereador no Poder Legislativo de Aquidauana.
 
Sua morte foi lamentada por todos, e o prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro deve decretar ainda hoje luto oficial por 3 dias, somando ao luto já decretado pelo presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Wezer Lucarelli, ambos levam em consideração o trabalho e dedicação ao povo aquidauanense no decorrer de sua vida como cidadão e vereador. 
 
Tanto o Executivo Municipal, quanto o Poder Legislativo de Aquidauana também lamentaram a morte da Sra. Sonia Queiroz Barros. “Muito entristecido com essa perda de um cidadão exemplar e irmão do nosso amigo e ex-prefeito Fauzi Suleiman”, lamentou o gestor municipal. 
 
Já o advogado e vereador Wezer Lucarelli manifestou pesar pela família enlutada em nome dos demais parlamentares. “O consternamento geral da comunidade Aquidauanense e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda de um cidadão exemplar, respeitável líder político e de ilibado espírito público nos motiva a homenagear o casal, que deixa filhos e neto”, enfatizou Lucarelli.
 
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) com extremo pesar comunicou a morte de Zakaria Suleiman aos 74 anos, devido a complicações da COVID-19. 
 
A OAB/MS externa condolências e se solidariza com os familiares e amigos neste momento de luto. Zakaria, segundo a OAB-MS, era pai do advogado Júlio Suleiman que atua na Subseção de Fátima do Sul.
 
A aquidauanense Marilda Queiróz, irmã de Sonia Queiroz, esposa de Zakaria Suleiman lamentou a morte do casal em rede social escrevendo que: “o casal não se separou nem na morte! Que Deus conforte seus filhos e netas! Meus sentimentos sobrinha Sabrina Queiróz Barros, seus irmãos Júlio César Suleiman, Mamede e Omar Suleiman”.
 
Júlio Suleiman, usou da rede social para enfatizar que seu pai Zakaria Suleiman decidiu ir encontrar sua companheira de uma vida inteira, viveram juntos e faleceram com uma diferença de dois dias. 
 
Até o último momento ele poupou a família do sofrimento, dizia para médicos e familiares que estava tudo bem. Não era de reclamar, e encarava tudo com muito otimismo, venceu o câncer por duas vezes, venceu uma origem difícil numa região de conflitos históricos na Palestina. "Veio para o Brasil aos 19 anos, no início mal sabia falar português, e isso não o impediu de concluir 04 cursos superiores. Foi um exemplo em vida, só tenho a agradecer por tudo que me ensinou sobre ética e resiliência. Espero que estejam em paz”.
 
Já o ex-prefeito Fauzi Suleiman, guarda consigo a dor dilacerante desta perda e através de sua página na rede social tem recebido a solidariedade dos amigos e admiradores. O mesmo acontece com Ibrahim Suleiman, que estão muito próximos da mãe Dona Zakhia em Aquidauana. Fátima (Campo Grande) e Jamil (Santa Catarina) são também irmãos de “Zaka”. 
 
Em são Paulo, atuando na linha de frente no combate ao coronavirus, o médico infectologista Jamal Suleiman publicou em sua página na rede social uma poesia para homenagear o irmão Zakaria. 
 
Ao finalizar essa informação, vale ressaltar que Zakaria foi um dos pioneiros na implantação do “Brancão”, que na realidade era um ônibus azul disponibilizado pela Prefeitura de Aquidauana que transportava estudantes/acadêmicos todos os dias para Campo Grande.
 
A despedida e o sepultamento de Zakaria Suleiman será amanhã (30) no cemitério Parque das Palmeiras em Campo Grande.
 
 
Nessa foto quando da inauguração do Centro Universitário de Aquidauana, prestes a completar 51 anos, Zakaria Suleiman aparece a direita sem terno e de calça listrada, com destaque para o relógio.