Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Marcello Portocarrero é o entrevistado do Compartilhando Conhecimentos da OAB-MS

Publicado em 29/03/2021 Editoria: Cidade


Fui abençoado em conhecer um advogado que me abriu o caminho de oportunidades”, reconhece Marcello Portocarrero
 
Prestes a completar 25 anos de atuação na advocacia, Marcello Augusto Ferreira da Silva Portocarrero dedica a trajetória ao Advogado Severino Alves de Moura. Foi ele quem lhe guiou nos primeiros passos e teve importante participação na construção de sua carreira. 
 
Graduado na Unoeste, em Presidente Prudente (SP), no ano de 1995, Marcello Portocarrero recebeu a certeira para o exercício da profissão, na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), no dia 17 de setembro de 1996 e tratou logo de se inserir no mundo jurídico. Foi aí que contou com a ajuda do Advogado Severino. 
 
“Fui abençoado em conhecer esse amigo, irmão e saudoso mestre. Que abriu as portas do seu escritório para que eu pudesse aprender a advogar e, com isso, ele estava na verdade abrindo um caminho para um mundo novo: cheio de possibilidades e repleto de vida para quem ama o Direito, em especial a Advocacia”, reconhece. 
 
Marcello Portocarrero nasceu no dia 17 de novembro de 1973, em São Paulo, mas ainda na infância se mudou para o Estado de Mato Grosso do Sul, onde vive até os dias de hoje, em Aquidauana. “Tive uma infância cheia de vida e liberdade, curtindo todas as benesses saudáveis do interior, como casa dos avós, brincadeiras na rua, dia inteiro em pés de frutas e campos de futebol”, recorda. 
 
O motivo que levou a família de Marcello a mudar de uma cidade grande para a pacata cidade interiorana, ele não sabe explicar. O Advogado avalia que tenha sido coisa do destino e “certamente, um presente”. Afinal, foi por lá que ele conquistou sucesso na profissão e construiu família. “Sou casado com uma mulher encantadora e parceira, a Priscila, e tenho uma linda e abençoada filha, a Marcella. Ainda muito nova, mas aguerrida e espirituosa. Quem sabe, o destino reserva pra ela os mesmos passos que os meus, na advocacia”, espera. 
 
Marcello contribuiu com a advocacia sul-mato-grossense atuando na OAB/MS como Membro das Comissões de Direitos Humanos e de Educação e chegou a Presidente da Subseção na gestão 2010/2012. Também foi Delegado da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS). Segundo ele, a carreira foi construída com muito esforço e estudos. “Jamais deixei de aprimorar e atualizar os meu conhecimento, com cursos de Especialização, Doutorado, outra graduação, além de primar pelos estudos na condição de professor de cursos universitários e profissionalizantes. 
 
Muitas pessoas desde a infância reconhecem sua vocação, mas com Marcello foi diferente. Ele conta que ainda menino se imaginava em diversas profissões. “Sonhei em ser tudo. Advogado, juiz, militar, engenheiro, médico e até astronauta, mas sempre fui muito questionador e comunicativo. Creio que essa característica já me encaminhava para a advocacia”, diz. 
 
A paixão em defender os interesses sociais e garantir o funcionamento de um Estado Democrático imparcial, garantindo os direitos e garantias fundamentais, surgiu no antigo 2º grau. “Na época fiz o curso de Técnico em Contabilidade e lá descobri minha vocação, em uma matéria chamada Direito Geral. Percebi que poderia fazer algo diferente do que eu tinha de conceito de vida e saciar a sede de conhecimento que eu sempre tive”, compartilha. 
 
Marcello atua nas áreas de Direito Civil, Trabalhista e Administrativo. Para ele, a construção da carteira de clientes exige responsabilidade e, principalmente, amor à profissão. “Sem amor ao que faz, o advogado não dá um passo sequer em direção ao desenvolvimento e aprimoramento. Ele se cansa no meio do caminho. De fato, já vi vários colegas soçobrarem. A responsabilidade pelos clientes é fator preponderante para ter uma carteira digna e sólida. Afinal, são eles que colocam a vida em suas mãos e farão de você um profissional de respeito e elevo. A recíproca tem que ser verdadeira”, destaca. 
 
Aos jovens advogados, Marcello aconselha que se entreguem à profissão de corpo e alma. “Nunca desistam. A Advocacia exige muito mais do que ser aprovado no Exame da Ordem, exige que não sejamos voluntariosos e tenhamos em vista todas as necessidades dos clientes, da sociedade e o respeito às crenças e convicções. Buscando o que é realmente justo, para transformar a sociedade”, concluiu. 
 
‘Compartilhando Conhecimentos’
 
Marcello Portocarrero foi entrevistado no Projeto ‘Compartilhando Conhecimentos’, desenvolvido pela OAB/MS em 2020, com o objetivo de valorizar esses profissionais que fazem parte da história de nosso Estado.
 


› FONTE: Assessoria OAB-MS / Texto de Laura Holsback