Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Projeto prevê campanha para beneficiar pessoas submetidas a quimioterapia

Publicado em 27/04/2021 Editoria: Política


Nesta terça-feira (27), o deputado Jamilson Name (sem partido) apresentou o Projeto de Lei 108 de 2021, que institui a campanha de conscientização e incentivo à doação de cabelos Corte Solidário. O objetivo é coletar mechas de cabelo para a confecção de perucas. A arrecadação é destinada a pessoas com alopecia induzida por quimioterapia e a campanha, conforme a proposta, deve ser realizada, anualmente, na semana do dia 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer.
 
De acordo com a proposta, os cabelos arrecadados deverão ter, no mínimo, 15 (quinze) centímetros de comprimento, e serão destinados somente à confecção gratuita de perucas para pessoas com alopecia induzida por quimioterapia, vedada qualquer utilização comercial. O projeto prevê, ainda, que o poder público promoverá a campanha em pareceria com entidades assistenciais, e com o auxílio da sociedade civil organizada.
 
Na justificativa, o autor explica que “a alopecia induzida por quimioterapia é, indubitavelmente, um dos fatores agravantes de abalo sentimental aos pacientes sujeitos a esse tratamento”. O deputado destaca que de acordo com publicações médicas, “embora na grande maioria das vezes seja transitória, a perda capilar acarretada pela quimioterapia pode ser permanente”.
 
Para o deputado Jamilson, “a disponibilização de peruca aos pacientes com alopecia, induzida por quimioterapia, promoverá a melhora do estado emocional geral desses cidadãos, resultando em bem-estar, e melhoria na sua qualidade de vida e autoestima; haja vista que, nem todos os pacientes em tratamento têm condições de adquirir, com recursos próprios, uma peruca”.


› FONTE: AL MS