Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Tendência para maio é de temperaturas acima e chuvas abaixo da média

Publicado em 01/05/2021 Editoria: Região


O mês de maio será marcado pela transição do La Niña para a neutralidade climática. Significa que ao longo do período as características do fenômeno ficarão menos perceptíveis. Isso inclui a redução das chuvas, em comparação aos meses anteriores, para grande parte do Brasil. 
 
Maio também desperta a preocupação com os focos de queimada, pois o mês deve ser ainda mais seco do que o normal para o período em grande parte de São Paulo, toda região Sul, sul de Goiás, entre o norte da Bahia e o norte do Maranhão, e também Mato Grosso do Sul. 
 
Com relação às temperaturas, os modelos meteorológicos indicam que grande parte do Brasil pode registrar temperaturas dentro ou acima da média para o período, o que não representa calor extremo, já que historicamente as médias para o mês de maio são menores devido a estação de transição entre o verão e o inverno. As previsões indicam um leve desvio positivo, de modo geral, de 1ºC a 2°C. 
 
De modo geral, a tendência para o mês é chuvas abaixo da média e máximas ligeiramente acima da média. Maio pode sim ter alguns dias mais frios, especialmente nas últimas semanas do mês, quando há possibilidade de geadas para a região sul do Brasil. Mas conforme a Climatempo as condições não serão frequentes, ou seja, o mês deve registrar algumas poucas ondas de frio.
 
Áreas produtoras 
 
Essas condições impactam diretamente nas lavouras, conforme estimativa da Somar Meteorologia no que se refere a chuvas agrícolas.  “Em Cascavel (PR) e Dourados (MS), a precipitação chega no dia 29, mas deve ser pontual. Uberlândia (MG), Rio Verde (GO) e Cáceres (MT) só terão água no dia 30”, destaca a meteorologista Desirée Brandt que complementa que um bloqueio atmosférico irá se formar e impedir que a chuva avance pelo país, travando-a no Sul. 
 
Previsão sábado
 
As condições esperadas para Mato Grosso do Sul para este sábado (01) são de predomínio de sol e tempo claro na maior parte do Estado. Já na região leste do Estado o tempo fica parcialmente nublado a nublado. 
 
O tempo seguirá seco em todo Estado com índices de umidade relativa do ar podendo variar entre 80% a 20%. Entre as principais medidas para aliviar o desconforto estão: manter o corpo hidratado com a ingestão de líquidos e umidificar ambientes seja com aparelhos, toalhas molhadas ou recipientes com água.  
 
A sensação de frio deve continuar durante as madrugadas com elevação das temperaturas no período da tarde. Neste sábado o Estado pode registrar temperatura mínima de 12°C, estimada para região sul do Estado e máxima de 34°C para a região pantaneira.  
 
Na capital as condições estimadas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) são de sol com poucas nuvens e temperaturas com variação entre 20°C a 32°C.  
 


› FONTE: Portal MS