Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Butantan confirma entrega: carga da 2ª dose Coronavac chega sábado

Publicado em 06/05/2021 Editoria: Saúde


Carregamento de 1 milhão de doses será entregue hoje ao Ministério da Saúde
 
Novo carregamento com doses da Coronavac deve chegar no próximo sábado, em Mato Grosso do Sul. O Instituto Butantan entregou 1 milhão de doses nesta quarta-feira ao Ministério da Saúde e o lote será distribuído para os estados. Mais de 90 mil pessoas estão com a aplicação da 2º dose em atraso no Estado.
 
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro, 100% dos lotes encaminhados à Campo Grande serão destinados para 2° dose, conforme determina o PNI (Plano Nacional de Imunização).
 
“Não temos previsão de quantas doses serão para o Capital”, afirmou durante evento realizado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), na manhã desta quarta-feira. A previsão do Estado é receber 11 mil doses no próximo lote.
 
A imunização completa com a Coronavac foi retomada nesta terça-feira, com o envio de 5,6 mil doses no último sábado, após a vacinação deste grupo ficar suspensa há mais de dez dias.
 
Deste total, 1,2 mil foram destinadas aos polos base do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena), como forma da segunda restituição parcial da primeira fase de devolução de imunizantes, emprestados à SES para cumprir determinação do Ministério da Saúde.
 
 Os outros 4,4 mil foram distribuídos para os municípios, sendo 1.550 para Campo Grande, onde as doses permitiram a imunização completa de pouco mais de 2 mil pessoas. O quantitativo, no entanto, não cobriu nem 5% do total de quase 100 mil pessoas com aplicação em atraso.
 
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a bula da Coronavac especifica duas doses de 0,5 mililitro, com intervalo entre sete a 28 dias. A orientação, no entanto, é tomar a segunda dose assim que disponível, mesmo em atraso.
 
O Estado é o segundo do País em número de pessoas vacinadas contra a covid-19. Quase 20% da população já vacinou. Na Capital, o porcentual é de quase 23%.
 
Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram 252.449 casos confirmados de covid-19, no Estado, sendo que 5.898 pessoas morreram em decorrência da doença.
 


› FONTE: Campo Grande News