Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura de Aquidauana disponibiliza implementos e trator em Cipolândia e Indaiá

Publicado em 12/05/2021 Editoria: Cidade


O prefeito Odilon Ribeiro, nessa terça-feira, cumpriu agenda no Assentamento Indaiá III e no Distrito de Cipolândia, acompanhado dos vereadores Nilson Pontim, Humberto Torres e Éverton Romero e da primeira-dama Maria Eliza, para entregarem implementos agrícolas e um trator para fomentar a produção e auxiliar os agricultores familiares.
 
No Distrito de Cipolândia, foi entregue 01 trator Massey Ferguson com grade aradora e está para chegar e se entregue 01 roçadeira, compondo a patrulha agrícola para atender a comunidade produtora do distrito. No distrito, a Secretaria Municipal de Produção também atuará com apoio técnico aos produtores e manutenção na patrulha e orientação das famílias produtoras para se regularizarem e poderem vender para Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
 
Para a Associação de Moradores do Assentamento Indaiá IV foi entregue um conjunto de 04 mancais para a grade aradora da patrulha agrícola que atender os Indaiás. A Prefeitura de Aquidauana mantém uma parceria com os Indaiás, auxiliando na manutenção do trator e implementos agrícolas, contratação de um tratorista para a patrulha agrícola que atende os assentamentos. Também acompanharam a agenda, os secretários municipais Archibald Mac (Obras), Cláudia Souza (Saúde) e Wilsandra Beda (Educação) e a diretora executiva do gabinete, Selma Suleiman.
 
"Fazemos questão de buscar meios e ajudar quem trabalha, quem produz, quem procura crescer.  Aqui nos Indaiás estamos vendo esse crescimento e vamos captar recursos para comprar mais implementos que ajudem no trabalho no campo. Agradecemos a parceria de cada família produtora, que sol a sol, plantam e colhem, fazem movimentar a agriculta familiar do nosso município. Também, agradeço aos vereadores e a Câmara Municipal por ser parceria nas iniciativas da prefeitura para fomentar a agricultura familiar", pontuou o prefeito Odilon.
 
O presidente da Associação de Moradores do Assentamento Indaiá IV, Claudinei Barbosa (Zeca), elencou que entre todos os Indaiás há 03 linhas de produção: alimentos (Indaiá IV), com 6 famílias que já vendem para merenda escolar no PNAE e mais 02 famílias que vendem via PAA para o Exército; leite (Indaiá I, II e III); gado de corte (em todos os Indaiás I, II, III e IV). 
 
 
"Agradecemos muito o apoio do prefeito, da prefeitura pela Secretaria de Produção, que nos auxiliam na produção dos assentamentos. Este ano já estamos com aproximadamente 1 milhão de abacaxis para colhermos. Temos famílias que já estão expandindo a produção de banana e, com a parceria da prefeitura e a assistência técnica do SENAR, vamos ter um incentivo para ajudar a produção de hortifrútis (manga, limão, goiaba, abacaxi). Aqui a terra é boa e todos estão trabalhando muito para produzir, isso valoriza nossos assentamentos", afirmou o presidente Zeca, do Indaiá.
 
PRODUÇÃO FORTALECIDA - A secretária municipal de Produção, Naiara Arguelo, que acompanhou as entregas, explicou que a prefeitura, na gestão do prefeito Odilon, tem mantido uma parceria profícua com as famílias produtoras dos Indaiás, gerando, inclusive, aumento de famílias produtoras que vendem para a merenda escolar do município.
 
"O trabalho e a presença da prefeitura e a Secretaria de Produção perto dos produtores tem dado ótimos resultados. Em 2018, tínhamos apenas 05 famílias produtoras vendendo para a merenda escolar. Em 2019, conseguimos chegar em 11 famílias fornecedoras e, agora, em 2021, já estamos com 21 famílias aptas a fornecer para a merenda escolar. Desde que assumimos a secretaria, ajudar as famílias e motivá-las para vender para a merenda escolar sempre foi um pedido do prefeito, pois, comprando para a merenda escolar gera renda aqui no assentamento, aqui na cidade e, sobretudo, temos excelentes produtos, frescos e de qualidade para a merenda", explicou a secretária Naiara.
 
Complementando, o prefeito Odilon Ribeiro afirmou que ainda em sua gestão quer ampliar esse número de famílias aptas para vender para a merenda escolar das redes municipal e estadual. "Queremos e estamos investindo, buscando recursos, comprando maquinários e implementos, para ajudar a melhorar e ampliar a produção da agricultura familiar em nossa cidade. Temos um solo rico, gente trabalhadora e podemos crescer muito nesse segmento, as famílias podem aumentar sua renda e termos alimentos saudáveis, frescos, de qualidade e com bom preço no mercado local", pontuou o prefeito.
 
 


› FONTE: Agecom