Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde de Anastácio vai criar rede para atender portadores do Transtorno Espectro Autista

Publicado em 01/04/2019 Editoria: Saúde


Levando-se em consideração as necessidades especiais das pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA), pela primeira vez, a Prefeitura de Anastácio irá oferecer atendimento diferenciado para estes pacientes e seus familiares.
 
A Secretaria Municipal de Saúde está organizando ações para dar visibilidade a essa demanda e acolher esses pacientes dentro do serviço público. Os técnicos também estão sendo capacitados para fazer a busca ativa das pessoas com o diagnóstico no município. Após acolhida, será dado início ao atendimento.
 
Durante todo o mês de Abril, serão desenvolvidas ações com a população, já que o assunto é pouco conhecido e pouco colocado em prática. A ideia é criar uma rede para que os recebam atenção de profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos, assistentes sociais, entre outros serviços.
 
O TEA é um transtorno generalizado do desenvolvimento do cérebro, que pode ocorrer antes, durante ou depois do nascimento da criança. É bastante complexo podendo ser considerado uma condição geral para um grupo de desordens complexas que se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos. Ela não tem cura, necessita de um atendimento especial e multiprofissional e apresenta vários graus de intensidade.
 
Além do evento que será realizado dia 08 de abril, na Câmara Municipal de Anastácio, confira as outras programações:
 
Grupo com os pais
Grupo de orientação aos pais de pacientes com diagnóstico de TEA 
Profissional: Psicóloga Gisele Paquer
Local: Salão aos fundos do ESF Anastácio
Datas: 04, 11, 18 e 25 de abril
Hora: 15h30min
Pais de pacientes com diagnóstico de autismo interessados em participar, é só procurar a sua ESF para maiores informações.
 
Puericultura nas ESFs
Rodas de conversa com mães das ESFs com o psicólogo Kaique Ferreira e mães da Associação dos Familiares de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista de Aquidauana e Anastácio.
 
ESF Arapongas – 03/04 – 8h
ESF Altos da Cidade – 11/04 – 07h30min
ESF Alfredo Garcia – 17/04 – 8h
ESF Anastácio – 18/04 – 8h
CEM – 19/04 – 13h
ESF Umbelina – 23/04 – 7h30min
ESF Rural – 25/04 – 07h 
ESF Benta Vieira – 26/04 – 07h30min
ESF Maria Francisca – 27/04 – 13h30min
 
(TEA)