Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Regulação aponta que de 10 internados em UTI em Campo Grande, 8 são do próprio município

Publicado em 23/06/2021 Editoria: Saúde


A Secretaria de Estado de Saúde informa que 87,8% dos pacientes internados em leitos de UTI em Campo Grande este ano são residentes no próprio município.
 
O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou que a estruturação de leitos de UTI nos municípios do Interior do Estado fez com que Campo Grande recebesse os pacientes de sua macrorregião, conforme pactuado. “É falacioso dizer que a maioria dos pacientes internados em Campo Grande são do interior. A grande maioria dos pacientes internados na Capital são do próprio município”, disse Geraldo.
 
O Governo do Estado, desde o início da pandemia, investiu pesado para diminuir o impacto da Covid-19 em Campo Grande. O investimento no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul é totalmente feito com recursos Estadual e Federal, não há contrapartida financeira municipal, já que Campo Grande, por meio de instrumentos de contratualização, repassa somente verbas vindo do Ministério da Saúde.
 
Entre as estratégias adotadas pela SES/MS para desafogar Campo Grande, está a estruturação de leitos de UTI nos municípios do interior com custeio do Estado, mesmo sem a habilitação do Ministério da Saúde.
 
“Portanto, dizer que Campo Grande atende 63% de pacientes vindos do interior do Estado é no mínimo desconhecimento ou distorção dos fatos reais que os sistemas de informação oficiais demonstram, sistemas que o gestor responsável por seu município tem a obrigação de conhecer com profundidade”, afirma Geraldo Resende.
 
É fundamental ressaltar que Campo Grande, conforme pactuação no SUS, é a sede de macrorregião de Saúde, recebe uma gama de recursos financeiros considerável incorporados ao teto municipal para desempenhar esse papel na Rede de Saúde.
 
Segundo informações extraídas do Sistema Estadual de Regulação/CORE – Módulo de Urgência, no mês de maio, das 825 pessoas internada em Campo Grande, 728 (88,24%) são residentes no próprio município de Campo Grande. 68 (8,24%) foram pacientes dos municípios da Microrregião de Campo Grande, 27 (3,27%) pacientes de municípios da Macrorregião de Campo Grande e dois (0,24%) pacientes vieram de uma das outras três macrorregiões :Dourados, Corumbá e três Lagoas.
 
Entre janeiro e abril de 2021, 2.741 pessoas foram internadas em Campo Grande, sendo que 2.386 (87%) são paciente residentes em Campo Grande, 192 (7%) foram pacientes dos municípios da Microrregião de Campo Grande, 136 (5%) pacientes de municípios da Macrorregião de Campo Grande e 27 (1%) de uma das outras macrorregiões (Dourados, Corumbá e Três Lagoas).
 
A Secretaria de Estado de Saúde desde o início da pandemia contra Covid-19 tem intensificado ações de controle da transmissibilidade do vírus, capacitando equipes municipais e estruturando toda rede de atenção à saúde. A SES também tem monitorado os indicadores imprescindíveis para o acompanhamento da pandemia no Estado, utilizando para fundamentar a tomada de decisões pelos gestores de saúde.
 


› FONTE: Portal MS