Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Trabalho da Atenção Básica é destaque e Aquidauana concorre a Selo de Qualidade

Publicado em 03/07/2021 Editoria: Saúde


A Secretaria do Estado de Saúde (SES) realizou no dia 1º de julho, o Webnário: ‘Integração Para a Eliminação da Transmissão Vertical da Sífilis’. Conforme divulgado pelo Estado, as ações são resultados do Projeto Estratégias de Integração entre Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária para a eliminação da transmissão vertical da sífilis em territórios de Mato Grosso do Sul, uma parceria entre Fiocruz/MS e SES, com financiamento da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
 
Em Aquidauana, as equipes de médicos e enfermeiros de todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família se reuniram na Câmara Municipal para assistirem e participarem do webnário.
 
O município de Aquidauana foi convidado para apresentar no Webnário, expondo as experiências e estratégias utilizadas para adesão do pré-natal do parceiro, devido a boa adesão e aproximação da população masculina nas atividades de saúde da Atenção Primária aquidauanense e ações de promoção da saúde, ajudando no rastreio para identificação das doenças sexualmente transmissíveis com a oferta dos testes rápidos de sífilis, HIV, Hepatite B e C.
 
Dentre os critérios para Aquidauana ser escolhido como município apoiado para apresentar no webnário estão: a oferta do serviço nas Estratégias Saúde da Família de Aquidauana, identificação e tratamento ouro da gestante e/ou parceiro com sífilis logo que diagnosticado e, no hospital, sempre que necessário.
 
Assim, como Aquidauana foi um dos municípios escolhido para participar do projeto, a equipe da Atenção Primária tem se dedicado aos protocolos de tratamento da doença e o município concorre para ao final do projeto receber o Selo de Qualidade da eliminação da Sífilis. 
 
Esse movimento de integração proposto pela Secretaria do Estado de Saúde tem o objetivo de fortalecer as estratégias da atenção primária à saúde (APS) de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e as estratégias da vigilância epidemiológica de notificação e acompanhamento dos casos, por meio da correta e oportuna notificação no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), realizada por meio de um diagnóstico situacional, com o levantamento dos pontos fortes e fragilidades para fomentar ações que auxiliem os municípios do Estado na eliminação da transmissão vertical da doença.
 


› FONTE: AGECOM /Com informações SES-MS