Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com exames doados pela FIEMS, Dourados inicia hoje testagem da covid-19

Publicado em 06/07/2021 Editoria: Saúde


A FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) doou para a prefeitura do município de Dourados 5 mil testes rápidos de diagnóstico da covid-19. Com essa ajuda, o município começa nesta terça-feira, dia 6, a testagem em massa de toda a população de forma gratuita. Os exames vão ser realizados pela prefeitura no Centro de Testagem e Monitoramento, que fica na Rua Esthon Marques, 2450, bairro Parque dos Coqueiros. O atendimento será das 8h às 18h.
 
O presidente da FIEMS, Sérgio Longen, reforçou o compromisso da iniciativa privada no combate à pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul. “Nós empresários estamos certos de que a única forma de retomarmos a economia é priorizarmos a saúde da população”.
 
O chefe de gabinete da presidência do Sistema FIEMS, Robson Del Casale, explicou que a doação dos testes faz parte de uma ação que a FIEMS leva a vários municípios do Estado, como foi feito em Campo Grande, Caarapó, Rio Brilhante e Nova Andradina. “Nossa intenção é ajudar os municípios nesse trabalho de testagem rápida e em massa para o diagnóstico de casos positivos, garantindo o isolamento imediato tanto de sintomáticos quanto de assintomáticos e evitar a propagação da doença. Essa é mais uma ação da FIEMS no combate à covid-19 no nosso Estado”.
 
No mês passado, a FIEMS em parceria com a Prefeitura de Dourados inaugurou o drive-thru de vacinação da covid-19 no município e promoveu, ainda, a vacinação dos industriários contra a gripe. A FIEMS também entregou equipamentos de refrigeração, capacetes de modelo elmo e materiais sanitários necessários ao suporte da vacinação. As doações integram o movimento Unidos pela Vacina, que tem como objetivo reduzir as barreiras para a imunização contra a covid-19 em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, o movimento é coordenado pela FIEMS e a Energisa.
 
O prefeito do município de Dourados, Alan Guedes, falou sobre a importância da parceria do município com a FIEMS e como essas ações estão ajudando no combate à pandemia. “A ampliação da vacinação é estratégica e já está causando efeitos positivos em Dourados. Porém, a testagem também é fundamental para dimensionar com mais realidade a situação da pandemia. Quanto mais testes, melhor a percepção sobre a circulação do vírus. E tanto na testagem quanto na vacinação, temos na FIEMS uma parceria que deu certo. Graças ao apoio da Federação das Indústrias, nossa cidade está mudando de patamar no combate à covid-19”.
 
Quem pode fazer o teste para diagnóstico da covid-19?
 
O exame oferecido é o teste rápido de antígeno para diagnosticar a covid-19. Por meio de um swab nasal (cotonete específico) introduzido na narina, é colhida a secreção nasal. Essa é a forma de identificar se o paciente apresenta infecção viral ativa.
 
Podem fazer o teste pessoas que apresentarem sintomas com agendamento prévio pelos postos de saúde.
 
Serviço:
 
Local: Centro de Testagem e Monitoramento, que fica na Rua Esthon Marques, 2450,  bairro Parque dos Coqueiros.
 
Atendimento de 8h às 18h, por meio de agendamento prévio feito nos postos de saúde. O resultado do exame fica pronto em média em até 1 hora.
 
Mais informações sobre a testagem: (67)98468-8386.
 


› FONTE: Assessoria