Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Saúde de Aquidauana implanta atendimentos gratuitos de reabilitação pós-covid

Publicado em 06/07/2021 Editoria: Saúde


Conforme a literatura médica e experiência dos profissionais de saúde que estão diariamente lidando com os pacientes, a doença causada pelo vírus do SARS-CoV-2, a Covid-19, trouxe inúmeras mudanças para a sociedade, afetando diversos setores, da economia à saúde, mudando o comportamento e de vida social.
 
No entanto, não é tão simples passar pela Covid-19, muitos indivíduos acometidos pela enfermidade, se recuperam, mas não é possível saber a dimensão das consequências da doença no organismo da pessoa.
 
Justamente para lidar com a recuperação pós-covid, um processo muito importante para quem teve a doença, sobretudo, nas suas formas mais graves, a Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento implantou um programa de atendimento para ajudar na reabilitação de quem teve a Covid.
 
A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana montou uma equipe multiprofissional, composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, profissional de educação física, que realizam atendimento para pacientes com sequelas motoras, respiratórias ou emocionais  causadas pela síndrome pós-covid.
 
Na prática, os atendimentos são prestados conforme cronograma com dados dos pacientes, quadro clínico em que ficou pós-covid. A equipe avalia a situação e são empregados os tratamentos e procedimentos de reabilitação necessários a cada paciente. Os profissionais que desempenham os atendimentos pós-covid integram as equipes do NASF e do Serviço de Atendimento Domiciliar de Aquidauana (SAD), numa força-tarefa para dar conta de toda a demanda.
 
Em recente reunião, o prefeito Odilon Ribeiro e a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Souza debateram a possibilidade e viabilidade da estruturação de um local fixo para a instalação de um centro de reabilitação.
 
“Hoje os profissionais de saúde estão indo nos lares para atendimento domiciliar pós-covid. Mas, temos a intenção e estamos projetando com o prefeito Odilon, de montar e equipar um local adequado para a reabilitação após a alta dos pacientes encaminhados para esse atendimento pós-covid”, relatou a secretária Cláudia.
 
Por sua vez o prefeito Odilon Ribeiro destacou a importância da reabilitação pós-covid, levando, principalmente em consideração quem teve a covid nas suas formas mais graves e com complicações.
 
“Quem tem a doença com sintomas leves é uma situação. Mas, quem passa pela Covid com gravidade, com comprometimento dos pulmões e até que precisa ser entubado, precisa depois da alta de manter cuidados diários em casa para sua completa recuperação. Montamos essa equipe de atendimento pós-covid para ajudar nossos cidadãos que precisam de reabilitação, de fazer uma fisioterapia, uma alimentação mais adequada, que precisam voltar a ter condições de fazer suas atividades diárias e ter qualidade de vida após as sequelas dessa doença tão perigosa e letal”, explicou o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro. Esse serviço de reabilitação pós-covid organizado pela prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Saúde recebe o nome de “Centro de reabilitação síndrome pós-covid” e é gratuito, ofertado 100% pelo Sistema Único de Saúde, objetivando a melhora e a funcionalidade do indivíduo.
 
A equipe multidisciplinar tem a missão de acompanhar os pacientes acometidos pela doença SARS-CoV-2, encaminhados e referenciados nas ESFs, após a fase aguda e o período de isolamento, identificando e cuidando das possíveis sequelas provocadas, pela doença, dentre elas: sequelas neurológicas, motoras, respiratórias, nutricionais e emocionais. Além disso, esses atendimentos visam ajudar também quem teve a doença e não tem condições financeiras de pagar por tratamentos de reabilitação pós-covid.  
 
 


› FONTE: Agecom