Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

G1 contra história de paciente que se recuperou na UTI de Aquidauana

Publicado em 11/07/2021 Editoria: Saúde


Famosa entre os vizinhos por passar álcool até na porteira da fazenda dela, na zona rural de Água Clara, região leste do estado, a trabalhadora rural Luzia Garcia da Silva, de 56 anos, descobriu ter sido infectada pela Covid-19 no dia de tomar a vacina.
 
Na ocasião, fazia pouco mais de um mês que ela não saía de casa, mas, logo percebeu os sintomas, foi internada e se recuperou após 9 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 
"Desde que começou a pandemia os meus cuidados eram muitos. Sou uma pessoa preocupada e tem gente que me acha chata, mas se é para se cuidar, então, vamos nos cuidar. Sempre que vou na cidade o álcool é colocado dentro da caminhonete e nas duas entradas da fazenda passo o álcool, na porteira também, no meu quintal e também deixo o álcool em cima da mesa, perto da garrafa de café. Todo o cuidado que as pessoas tem, falo que o meu é redobrado", afirmou ao G1 Luzia.
 
Conforme a trabalhadora, a necessidade de comprar alimentos a fazia ir ao mercado mensalmente, algo que a deixava "tensa e nervosa". "Eu tinha vontade de sair logo, tinha medo de pegar o vírus lá. Foi toda essa luta e, quando fui tomar a primeira dose e senti os sintomas, mesmo tendo todos os cuidados. Fui visitar uma pessoa também e já chegando lá vi todo mundo gripado. Fui embora, só que ao chegar em casa, já estava com dor de cabeça", comentou.
 
Luzia então entrou em contato com colegas do hospital de Água Clara, onde ela atuou como cozinheira. "Falei com uns conhecidos e um enfermeiro, que é muito amigo meu. Falaram que poderia ser reação da vacina, aí eu fiquei uns três dias tomando remédio, só que não aguentei mais e então voltei para cidade, onde fiz o exame e deu positivo. Fiquei sem acreditar, porque mesmo tomando todos os cuidados, aconteceu isso comigo", relembrou.
 
Internada no hospital do município, Luzia fala a "cura foi um milagre". "Fiquei muito mal pelo que me falaram e tive 70% de comprometimento do pulmão. Agora, tenho até saudades das pessoas que me cuidaram e trataram tão bem. Estou grata a Deus pela oportunidade de superar tudo isso. Fui transferida para Aquidauana e só tenho a agradecer o atendimento que tive. Todo mundo sabia da minha história e recebi até uma homenagem no final, isso me deu muito ânimo", falou.
 
A filha da D. Luzia, a administradora de empresas, Lucilene Garcia, de 34 anos, acompanhou a mãe em todo o processo. "Minha mãe já está recuperada e foi embora para fazenda novamente no último domingo (4). Tinha medicação a ser tomada, a alimentação e o processo da fisioterapia, então, preferi deixar ela aqui comigo até ela conseguir ficar melhor, caminhar sozinha, para retomar as atividades dela lá", comentou.
 
Conforme Lucilene, os vizinhos e os colegas do hospital sabiam da fama da mãe, que não aceitava a entrada de ninguém na propriedade sem os devidos cuidados, além dela higienizar a porteira com álcool diariamente.
 
"No dia que precisa sair da fazenda, ela fica preocupada, me ligava aqui em Campo Grande e eu ia a acalmando. "Ela passava no trinco, em todos os lugares e, mesmo com esse excesso de zelo, aconteceu dela ser infectada. Ficávamos de máscara o tempo todo ao ir lá, mas, aconteceu dela ser infectada. Percebeu primeiro uma dor de cabeça e depois os outros sintomas, até achou que fosse uma reação da vacina", contou a filha.
 
Após a transferência da mãe de Água Clara para Aquidauana, Lucilene falou que ia no hospital a cada dois dias. "Eu ia até lá para pegar todas as informações, até o dia em que ela já ficou sem o oxigênio artificial. Ainda está melhorando a musculatura e a voz ainda um pouco comprometida, só que o que importa é que ela está bem. A situação foi crítica, mas, graças a Deus ela já está se recuperando bem", finalizou.
 
Nota publicada na rede social do Hospital REgional Estácio Muniz em Aquidauana no dia em que dona Luzia Garcia da Silva, de 56 anos recebeu alta médica.
 
“Deus me deu a vida de novo, eu me considero um milagre”
 
Com essas palavras que dona Luzia Garcia de Souza de 56 anos, moradora de Água Clara, se despediu da equipe do Hospital Regional Dr Estácio Muniz, após vencer a Covid e retornar para sua cidade!
 
Dona Luzia foi intubada em seu município de origem no dia 13 de junho e em estado crítico encaminhada para nossa Unidade Hospitalar, onde foi direto para UTI. No dia 19 foi extubada e nesta sexta-feira, 25 de junho recebeu alta e voltou curada da Covid para sua cidade.
 
O médico Guilherme Masson, a enfermeira Sabrina e o assistente social Paulo Roberto acompanharam a alta de dona Luzia e a entregaram para a equipe de Água Clara, onde o enfermeiro e o motorista muito emocionados recepcionaram essa paciente tão querida, inclusive os mesmos que a trouxeram para nosso Hospital e hoje vieram buscá-la com muita alegria! 
 
Dona Luzia deixa a recomendação que as pessoas se cuidem, levem a sério os cuidados que são divulgados, pois ela contou que se cuidou muito, mas infelizmente o próximo não se cuida.
 
 

 



› FONTE: Com informações G1 MS