Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governadores cobram agilidade na entrega de vacinas contra a Covid-19

Publicado em 16/07/2021 Editoria: Saúde


Em recente reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, governos de 23 estados e do Distrito Federal cobraram do governo federal maior agilidade na entrega de vacinas contra a Covid-19 e a elaboração de uma estratégia de vacinação de adolescentes e de antecipação da segunda dose de vacinas cujo intervalo entre a primeira e a segunda aplicação é de três meses.
 
 
 
O principal objetivo dos gestores estaduais é garantir que toda a população acima de 18 anos seja imunizada até outubro. Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, que é o coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid-19 no Fórum Nacional de Governadores, o principal resultado do encontro foi a apresentação de um cronograma de entregas de vacinas a ser cumprido pelo ministério.
 
 
 
“Foi apresentado um cronograma que prevê, no mês de julho, a entrega de 41 milhões de doses, e, nos meses de agosto e setembro, mais 134 milhões de doses. E também o detalhamento semanal, que vai permitir um melhor planejamento e uma previsão para outubro”, disse Dias, único representante estadual que participou presencialmente do encontro — os demais se juntaram à reunião de forma remota.
 
 
 
Os gestores também cobraram a garantia do Ministério junto aos estados e municípios de uma revisão em relação à proporção da população e a entrega dos imunizantes. Outro ponto discutido foi a antecipação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, a fim de conter novas variantes do coronavírus. “Acertamos encaminhar, formalmente, ao Plano Nacional de Imunização e à Comissão Intergestora Tripartite, a decisão em relação à antecipação da segunda dose, bem como de quais vacinas será possível antecipar a segunda dose”, informou Dias.
 
 
 
Sobre a vacinação para adolescentes, os estados cobraram uma estratégia nacional para vacinação das pessoas abaixo de 18 anos com comorbidades e um protocolo nacional para o retorno às atividades escolares.
 
 
 
“Caberá ao Plano Nacional de Imunização fazer uma regra nacional para vacinar as pessoas menores de 18 anos. Da mesma forma, o Ministério da Saúde, junto com o Ministério da Educação, e integrado aos estados e municípios, vai estabelecer eixos para o retorno às aulas, sobre quando deveremos retornar e como se dará esse processo. Ficou acertado que, em situações específicas, dependendo do índice de transmissibilidade, haverá liberdade para adotar medidas que priorizem a saúde”, disse Wellington Dias.


› FONTE: De Brasília