Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Regularização das casas do antigo Previsul segue em pleno vapor em MS

Publicado em 19/07/2021 Editoria: Região


Para realizar o sonho de muitas famílias, o governo do Estado segue em pleno vapor com a regularização das casas do antigo Previsul (Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul), que está sendo feita pela Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul). O cronograma prevê mais seis cidades neste mês de julho.
 
Já foram feitas as regularizações das casas nos municípios de Amambai, Ivinhema, Selvíria e Três Lagoas. Para este mês de julho já estão previstas as entregas nas cidades de Nova Andradina, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Coxim. Para o começo de agosto estão marcadas as ações em Miranda, Corumbá, Anastácio e Aquidauana.
 
“Fiquei muito contente e emocionada quando recebi a regularização da minha casa, já esperava por isto há 23 anos. Fiquei muito alegre quando entraram em contato comigo e feliz pela notícia”, afirmou Maria Aparecida de Oliveira, de 71 anos, que é uma das contempladas com a nova lei. Ela mora com uma neta no município de Ivinhema.
 
Já a cozinheira Judalia Soares Miranda, 65, vive a expectativa de conseguir a escritura da sua casa em Campo Grande. “Era meu sonho que agora vai se realizar. Estou esperando isto há 15 anos e agora vai acontecer. Moro sozinha na residência”, descreveu. Ela é moradora do bairro Otávio Pécora.
 
Mesma situação de Izenir Pereira do Carmo, 64, que é uma das contempladas com a nova lei e será beneficiada em breve com a regularização. Ela mora no bairro Vila Olinda, em Campo Grande. “Fiquei sabendo no final do ano passado e agora só tenho motivos para comemorar. Agora é só esperar para concretizar esta situação”, ponderou.
 
A lei sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja autoriza a Agehab a regularizar contratos firmados entre beneficiários e o extinto Previsul.
 
Esta medida vai beneficiar  644 famílias em Mato Grosso do Sul, ao conceder o perdão de todo o saldo devedor dos mutuários titulares de contratos que não integram a cessão de ativos imobiliários realizada pelo Estado para o Banco UBS Pactual S/A, em 15 de dezembro de 2006.
 
O governador afirmou que esta regularização garante a legitimidade das propriedades para estas famílias.  “A casa própria dá dignidade à família e melhora a qualidade de vida. A lei visa efetivar o princípio de igualdade, a fim de cessar ou reduzir as injustiças ocorridas ao longo do tempo”, destacou Reinaldo Azambuja.
 
O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, está participando das entregas dos documentos nos municípios. “É uma lei que libera a hipoteca e a caução. Isso é liberdade para essas pessoas que agora têm um bem, um patrimônio. É uma vitória, considerando que tem famílias que há 30 anos aguardam por isso”, pontuou.
 
O Previsul oferecia além do serviços previdenciários outros benefícios à população como assistência médica e odontológica e financiava imóveis aos servidores públicos na década de 80. Quando ele deixou de existir, sua carteira imobiliária foi incorporada ao patrimônio do Estado do Mato Grosso do Sul.
 


› FONTE: Portal MS