Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana realiza monitoramento de saúde das gestantes e puérperas

Publicado em 20/07/2021 Editoria: Cidade


Durante o período de pandemia, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Aquidauana (SESAU), por meio da Coordenação de Atenção Básica, ciente da necessidade de distanciamento social e para evitar o risco de contato e transmissão da Covid-19, tem realizado um fluxo de monitoramento de saúde com as gestantes e puérperas, pacientes das ESFs.
 
Esse monitoramento é uma ação do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, que por sua vez tem o objetivo geral de trabalhar a prevenção de doenças e promover a saúde das pacientes, fortalecendo, ainda mais, o acompanhamento das mesmas, identificando de forma precoce doenças e, até mesmo, a contaminação pelo coronavírus e, consequentemente, indicando e encaminhando para os cuidados e atendimentos adequados em cada caso.
 
O monitoramento das gestantes e puérperas é realizado com auxílio de um formulário digital, no qual a gestante ou puérpera responde semanalmente algumas perguntas sobre sua saúde. O formulário foi elaborado baseado no Manual de Recomendações para Assistência à Gestante e Puérpera frente a Pandemia de Covid-19, do Ministério da Saúde.
 
O acompanhamento é realizado de forma digital, oferecendo mais segurança para a gestante e para o agente de saúde. Por meio do formulário é possível acompanhar qualquer alteração na saúde da paciente e, nesses casos, é acionado de imediato a equipe da ESF para que a gestante ou puérpera receba o atendimento necessário.
 
É importante lembrar que, esse acompanhamento digital não substitui o pré-natal. Portanto, a gestante deve regularmente realizar o pré-natal na sua unidade de saúde.
 
As puérperas até 45 dias após o parto também devem responder ao formulário e realizar o acompanhamento na sua unidade de saúde. Você está gestante ou é puérpera?
 
Acesse pelo link e responda como está se sentindo.
 
Gestantes/puérperas da zona urbana e zona rural:
 
Click Aqui
 
Gestantes/puérperas indígenas:
 
Click Aqui
 
Você e seu bebê são importantes para nós! 
 


› FONTE: Agecom