Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Vereador de Aquidauana se reúne com dirigentes de siderúrgica em Minas Gerais

Publicado em 21/07/2021 Editoria: Infraestrutura


O vereador Everton Romero (DEM) – vice-presidente da Câmara Municipal de Aquidauana e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente cumpriu agenda ontem (20) na cidade de Pará de Minas (MG), oportunidade em que se reuniu com dirigentes da Siderúrgica Alterosa e depois conheceu de perto o pleno funcionamento da empresa siderúrgica visando colaborar com ações de preservação do meio ambiente em Aquidauana, por conta das atividades da Siderúrgica Simasul localizada na região da Vila Cidade Nova. “São as muitas reclamações da população de Aquidauana que nos motivaram a realizar essa visita técnica”, frisou Romero.
 
A viagem ocorreu sem ônus para o Poder Público Municipal, nesse período de recesso parlamentar e contou com o respaldo, apoio e articulação da mesa diretora do Legislativo através do vereador-presidente Wezer Lucarelli (PSDB) e do prefeito de Aquidauana Odilon Ribeiro (PSDB). 
 
O objetivo maior da visita à Pará de Minas (MG) foi o de conhecer o avançado projeto de siderurgia e sua convivência com o meio ambiente. “Queremos algo semelhante em Aquidauana visando reduzir ao máximo os efeitos causados pela fuligem e a fumaça que se espalham em toda área residencial no entorno da Siderúrgica Simasul”, frisou o vereador Everton Romero (DEM), que representou os demais vereadores nessa visita técnica de grande relevância.
 
 
Na sede da Siderúrgica Alterosa a comitiva de Aquidauana foi recepcionada por Dennys Robert Diniz - Diretor de Custo e Auditoria e pelo engenheiro ambiental Thiago, ambos da empresa siderúrgica do grupo Alterosa. 
 
Acompanharam o vereador Everton Romero nessa missão Mayra Golin e Camila Guerbas, ambas da Arater Consultoria Ambiental que atua nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, Moacir Reis - diretor presidente da Reflore (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Fernando Ibanez Martins, biólogo da Secretaria de meio Ambiente de Aquidauana, além do assessor parlamentar, Alex dos Reis Valle.
 
Alterosa
 
A Siderúrgica Alterosa é modelo em ações para proteção e preservação do meio ambiente, por isso a importância dessa visita a esta unidade siderúrgica fundada em 1959, uma das principais produtoras de ferro gusa no estado de Minas Gerais e no Brasil.
 
O ferro gusa é uma liga de ferro e carbono, obtida em altos fornos pela reação de minério de ferro com carvão e calcário. 
 
É usado como matéria prima na obtenção de outras ligas de ferro e aço, as quais, por sua vez, são empregadas na fabricação de produtos que estão presentes no dia a dia das pessoas nas mais diversas formas, como veículos, máquinas, ferramentas e elementos estruturais, como pontes e edifícios, além de inúmeras outras aplicações. A empresa é modelo na questão ambiental e também de gestão, detentora da certificação ISO 9001 (Gestão) e o ISO 14001 (Meio Ambiente).
 
Avaliação
 
Ao final, o vereador Everton Romero (DEM), presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Poder Legislativo de Aquidauana fez uma avaliação extremamente positiva da visita técnica. 
 
Everton frisou, que a atividade siderúrgica é poluidora, no entanto, a empresa Alterosa atua com rigor dentro do que prevê a legislação ambiental, seguindo todos os protocolos, sendo um ótimo exemplo de responsabilidade para com o meio ambiente. “Nossa visita, além de agregar conhecimento, permitiu que especialistas da área ambiental abordassem detalhes que poderão possibilitar grande transformação na siderurgia em Aquidauana, para o bem-estar da nossa comunidade", finalizou Everton Romero.
 
 
Simasul-Aquidauana
 
Em Aquidauana, a Siderúrgica Simasul encontra-se instalada na área urbana do município desde 03 de novembro de 2004, e as atividades operacionais tiveram início no dia 05 de setembro de 2005. Ela atua no segmento de fundição e siderurgia, e também tem como principal atividade, a produção de ferro-gusa. 
 
O presidente do Poder Legislativo, vereador Wezer Lucarelli (PSDB), informou que, paralelamente a essa agenda de trabalho, cumprida ontem (20) em Pará de Minas (MG), outros vereadores desenvolvem ações com o mesmo intuito, o de buscar apoio, conhecimento e  avalição técnica para adoção de medidas por parte da Siderúrgica Simasul em Aquidauana, que deve e precisa operar de acordo com normas ambientais previstas em lei a fim de preservar  a saúde da população de Aquidauana, o social e a economia por meio da geração de emprego e renda. 
 


› FONTE: Ascom - CMA