Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana é referência em atendimento gratuito de podologia

Publicado em 28/07/2021 Editoria: Saúde


Aquidauana mais uma vez se destaca no atendimento público de saúde, sendo um dos pouquíssimos municípios do Brasil com tratamento gratuito para quem sofre com feridas, micoses, úlceras e pé diabético. 
 
Gratuitamente, a prefeitura de Aquidauana oferta os atendimentos aos pacientes que sofrem de pé diabético e outras doenças tratadas na podologia. A responsável pelos atendimentos é Adriana Caldas, de 50 anos, atua há 13 anos na área de podologia, é graduada em Tecnólogo em Podologia, integra o quadro efetivo da Prefeitura de Aquidauana. Adriana Caldas também integra a Associação dos Podólogos de Mato Grosso do Sul.
 
(ASPODOMS), onde ocupa o cargo de fiscal, na diretoria da instituição. A ASPODOMS é a primeira associação da categoria em Mato Grosso do Sul e foi criada em outubro de 2020, sendo a única da região Centro-Oeste do Brasil.
 
Aquidauana é uma das poucas cidades do Brasil a ter essa especialidade na saúde pública e com profissional concursado. Os atendimentos em podologia nas ESFs de Aquidauana iniciaram em 2018, como parte do projeto “Prevenção de Pé Diabético e Úlceras Crônicas”, em atendimento à Lei ordinária nº 2.271/2013, que criou no município o Programa Municipal de Saúde do Pé e Saúde do Pé Diabético.
 
Atualmente, em Aquidauana, o fluxo de atendimento para tratamento de pé diabético e ulceras crônicas chega a ser de 120 pacientes por mês. Por conta da pandemia, esse fluxo reduziu e foi necessário criar um protocolo de atendimento domiciliar com a podóloga, integrando a equipe do NASF (Equipe Multidisciplinar).
 
Conforme explica a podóloga Adriana, é importante ter esse tipo de atendimento na rede pública, pois o podólogo tem conhecimento científico mais aprofundado para avaliar e tratar as patologias que atingem os pés. “Na rede pública de Aquidauana atendo os pacientes e tratamos de todas as complicações do pé diabético”, completa Adriana Caldas.
 
Um paciente com pé diabético ou úlcera crônica em grau II, leva no mínimo cerca de 02 meses de tratamento, para restabelecer a saúde dos pés. “O tempo de tratamento, de terapia com o paciente, varia caso a caso e depende muito do comprometimento do paciente com o tratamento e com os cuidados necessários que ele tem que ter em casa, na manutenção diária das orientações que repassamos a eles”, afirma a podóloga Adriana.
 
Vale lembrar que, os pacientes que sofrem com pé diabéticos e úlceras crônicas e não buscam o tratamento adequado ficam sujeitos a terem uma evolução negativa no seu quadro clínico, as doenças se agravam e pode, até mesmo, sofrer futura amputação dos membros.
 
“Aquidauana é uma cidade referência em diversos atendimentos de saúde e a podologia é um deles! É importante manter esse fluxo de atendimento para a população, pois tem muitas pessoas que sofrem de enfermidades nos pés e ficam até depressivas, com medo de não poder mais sarar de uma ferida. Parabéns, Adriana Caldas e toda a equipe da saúde envolvida nesses atendimentos à nossa população”, finalizou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
COMO BUSCAR ESSE ATENDIMENTO EM AQUIDAUANA?
 
O cidadão aquidauanense, seja da cidade, aldeias e distritos de Aquidauana, que estão com problemas e doenças nos pés, podem buscar atendimento gratuitamente na unidade de saúde mais próxima da sua casa.  Ao chegar na ESF, a equipe inicia o fluxo de atendimento, com agendamento, avaliação do médico e da enfermeira e, então, o paciente é encaminhado para a consulta com a podóloga. 
 
Na consulta com a podóloga, ela faz a avaliação, identifica a patologia existente no pé do paciente e, se for, especificamente da área de podologia, ela já inicia o tratamento. Caso for mais complexo, o paciente é encaminhado ao médico especialista para tratar a doença existente. Dentre as podopatias que o podólogo trata, estão: paroníquia aguda, micose de unha, tenia pedis, unicogrifose, calos com núcleo, verruga plantar, joanetes, úlceras plantares de pé diabético (complicação crônica do diabetes mellitus).
 
Há várias áreas de intervenção da podologia, tais como: pododiatria - tratamento e cuidado com os pés das crianças); podogeriatria - cuidado com os pés de pessoas idosas; pé de risco -  também chamada de pé diabético; podologia esportiva - estuda os movimentos de diferentes práticas desportivas para tratar dos pés e prevenir lesões; podologia laboral -  trata dos pés de trabalhadores.
 


› FONTE: Agecom