Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Governo do Estado investe em poços nos distritos de MS, entre eles Palmeiras

Publicado em 31/07/2021 Editoria: Infraestrutura


O compromisso do Governo do Estado também é com a população que reside nos Distritos de MS. Por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) é fornecida água tratada para 60 deles. Os investimentos em saneamento chegam aos distritos para a perfuração e ativação de poços, e para a execução de redes de distribuição que levam a água tratada até a casa de cada morador.
 
“A ativação de um poço representa incremento na produção, é um investimento que beneficia diretamente todos os moradores com água tratada. A Sanesul nunca parou de investir no setor de água, mesmo estando mais focada no esgotamento sanitário, continuamos executando o plano de investimento nas cidades e distritos. A água tratada já é universalizada em MS, o momento agora é melhorar a capacidade atendendo o crescimento da população”, comenta o diretor-presidente Walter Carneiro Jr.
 
Dois projetos importantes foram recentemente iniciados pela Sanesul, a perfuração de um poço no distrito de Palmeiras (pertencente a Dois Irmãos do Buriti) e outro no distrito de Vila Quebracho (em Anaurilândia), visando aumentar a produção de água, trabalhando preventivamente aos problemas de falta de água nessas regiões. 
 
No Distrito de Palmeiras, o reforço vem com mais um poço, o quarto disponível, e que a empresa pretende atingir a profundidade de 350 metros nas rochas areníticas da Formação Furnas. O investimento da Sanesul nesse projeto é de R$ 253.000,00.  
 
Já no Distrito Vila Quebracho, que tem 221 ligações de imóveis e residem cerca de 880 moradores e suas famílias, o novo poço será o segundo perfurado pela empresa e vai substituir o primeiro. Os testes de vazão mostram que é possível atingir 30 mil litros por hora.
 
O poço vai abastecer o reservatório apoiado metálico, que tem capacidade de reservar 40 mil litros de água tratada. O investimento foi de R$ 287.000,00.“Mesmo em meio a uma pandemia temos a Companhia de Saneamento do Estado trabalhando para aumentar a capacidade de produção de água para toda a população.
 
São quase 40 projetos de novos poços em várias cidades, muitos já concluídos e outros em processo de licitação ou contratação. São ações que atendem aos anseios da população que cresce nessas localidades. Importante ofertar projetos aos distritos, é mais infraestrutura de saneamento, é o governo do governo atendendo cada localidade onde há uma família crescendo”, garante o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel.
 
Esgotamento Sanitário nos Distritos
 
Governo do Estado, por meio da Sanesul, também quer levar o esgotamento sanitário à população que vive em distritos. O projeto é ousado e foi motivo de reunião em Brasília entre a Sanesul e a ministra da Agricultura Tereza Cristina.
 
O recurso para essas obras deverão vir do Governo Federal via convênio como “recursos não onerosos”, ou seja, uma parceria entre Sanesul e União que vai garantir a implantação da universalização do esgotamento sanitário em todas as localidades. Leia sobre o projeto em - Moradores de distritos de Mato Grosso do Sul vão receber rede de esgoto sanitário
 
A Sanesul investe em poços para enfrentar maior seca dos últimos anos. O Governo do Estado está monitorando os níveis de rios e produção dos poços, responsáveis por fornecerem água para as cidades atendidas pela Sanesul. 


› FONTE: Portal MS