Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SES blinda estudantes e aplica teste da Covid em equipe nos Jogos Escolares

Publicado em 19/08/2021 Editoria: Saúde


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, realiza nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), a aplicação de teste de antígeno contra a Covid-19 nos profissionais que integram a equipe da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) que atuará nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, de 20 a 22 de agosto. Ao todo serão testados 206 profissionais, sendo 195 da equipe técnica da Fundesporte e mais 11 da SES que realizarão os testes contra a Covid-19.
 
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a aplicação dos testes de antígeno, coleta de swab/cotonete (secreção nasal) garante a segurança dos atletas. “O teste de antígeno auxilia no diagnóstico da doença infecciosa pelo Coronavírus, a sensibilidade deste teste é de 98,11%. O resultado sai em 15 minutos. Assim, os atletas e todos os colaboradores serão triados previamente antes do início do evento”.
 
O teste de antígeno será aplicado por uma força-tarefa composta por enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde. Assim, nesta quinta-feira (19) será realizada 69 testagens em membros da equipe da Fundesporte como médicos e fisioterapeutas, dirigentes/chefes de delegação, voluntários e demais membros de estafe, além dos 11 profissionais da SES que realizarão os exames. Na sexta-feira (20) serão aplicados 126 testes na equipe de árbitros da Fundesporte”.
 
Protocolo Sanitário
 
A Secretaria de Estado de Saúde em apoio a Fundesporte elaborou um rigoroso protocolo de &39;Retomada Segura dos Jogos Escolares da Juventude de MS&39;, com orientação de biossegurança destinado a equipe técnica, aos atletas e demais participantes. Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) de municípios do interior serão testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo.
 
Além disso, todos os alunos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos Escolares. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme o protocolo da SES.
 
Jogos Escolares da Juventude
 
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul será totalmente presencial, com realização da etapa da faixa etária de 12 a 14 anos dos esportes individuais, de 20 a 22 de agosto, em Campo Grande. As disputas serão em oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos gêneros masculino e feminino. A competição é válida como seletiva estadual para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
 
Ao todo, vão participar 288 atletas (117 no feminino e 171 no masculino) de 24 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.
 


› FONTE: Portal MS