Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aviões gigantes da Força Aérea dos EUA vão treinar na região de Aquidauana

Publicado em 21/08/2021 Editoria: Região


Primeiro boing norte-americano já está na Ala 5 da FAB, em Campo Grande (Foto Paulo Francis)

Primeiro boing norte-americano já está na Ala 5 da FAB, em Campo Grande (Foto Paulo Francis)

Um dos maiores aviões do mundo desembarcou em Campo Grande por volta das 13h40 deste sábado (21), com um helicóptero  Sikorsky MH-60 Pave Hawk dentro. O Boeing C-17 Globemaster III da USFA (Força Aérea dos Estado Unidos) também está carregado com cerca de 50 militares norte americanos que vieram para a Ala 5 da FAB (Força Aérea Brasileira) treinar situações de busca e salvamento de pessoas em áreas hostis.
 
Uma segunda aeronave do mesmo modelo e com um outro helicoptero dentro deve chegar na Capital nos próximos minutos. Esta é a primeira vez que o treinamento de militares brasileiros recebe a integração dos homens dos EUA (Estados Unidos).
 
O exercício  faz parte da 4ª edição da Operação Tápio, Exercício Conjunto com a Força Aérea Brasileira e a Marinha, que já começou no dia 16 de agosto e segue até o dia 3 de setembro.
 
Os americanos vão ficar em Mato Grosso do Sul até o dia 29 de agosto. Os treinamentos serão realizados basicamente na região de Aquidauana. "É um dual entre as duas forças. Somos referência aeromédica covid e em outros níveis. Por isso o interesse em fazer o intercâmbio de informações aqui", explicou o comandante da FAB em Campo Grande, Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.
 
Nos próximos dias será comum os moradores do interior do Estado acompanharem paraquedistas e diversas aeronaves sobrevoando a região. A FAB informou que a população foi avisada sobre o exercício.
 
Operacional Tápio - Com o objetivo de simular um cenário de guerra não convencional, o treinamento já começou com exercícios em Dois Irmãos do Buriti (Oeste da Capital) e no Campo de Instrução de Betione.
 
O Exercício de adestramento prevê o efetivo de mais de 900 militares, focados no Cenário de Guerra Irregular contra as forças paramilitares, conhecidas popularmente como milícias, atuando no território nacional. Está previsto o apoio do Centro de Coordenação de Operações, da 9ª Região Militar, do 20º Regimento de Cavalaria Blindado, do 9º Batalhão de Engenharia de Combate e do emprego de três Grupos de Exploradores da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, podendo ser complementado por outras organizações militares do CMO (Comando Militar do Oeste).
 
A ação se dará com a mobilização de satélites de comunicação e imageamento, com infiltração de tropas especiais para executar o Guia Aéreo Avançado e facilitar o Apoio Aéreo Aproximado, além de cumprir diversas missões de Resgate em Combate, com mobilização de meios aéreos para resgatar e evacuar feridos militares ou civis de interesse, em áreas hostis.
 
Cerca de 30 aeronaves, 16 Unidades Aéreas e de Infantaria foram deslocadas para o treinamento. São 48 militares só do efetivo do Comando de Operações Especiais, sendo 12 militares do 1º Batalhão de Forças Especiais, 21 do 1º Batalhão de Ações de Comandos e 15 do Batalhão de Apoio às Operações Especiais. Essas Organizações Militares são todas de Goiânia (GO), mas é válido salientar a participação de militares do Exército de várias regiões do país.
 
Ocorrerão capacitações teóricas e práticas sobre logística, presença de força oponente, missão conjunta ou singular e demais ações, tais como simulações estratégicas, atividades aeroterrestre, incluindo salto livre diurno e noturno, instrução de Atendimento Pré-Hospitalar Tático, avaliações de atuação, operações táticas e diversos adestramentos. 
 


› FONTE: Campo Grande News