Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana se destaca como referência no atendimento materno-infantil do Planifica SUS

Publicado em 22/09/2021 Editoria: Cidade


Aquidauana participou nessa terça-feira, 21, do Workshop de Abertura do Planifica SUS (Fase 2), realizado no auditório da Assomasul. De Aquidauana, participaram do evento, o prefeito Odilon Ribeiro, a secretária municipal de Saúde e Saneamento, Cláudia Franco Souza, as enfermeiras Danielle de Carvalho Alves e Daniele Ferreira (tutoras do planifica) e Janaína Toledo Nunes (coordenadora das ESFs).
 
Na programação do evento, aconteceu a Conferência Magna: modelo de atenção e as condições crônicas, com Eugênio Vilaça Mendes (assessor técnico do CONASS); palestra com Márcio Paresque ( coordenador nacional do projeto Planifica); fala com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende a apresentação de experiências exitosas do projeto Planifica dos municípios de Aquidauana e Jardim.
 
No evento, o município de Aquidauana apresentou um vídeo documentário explicando como foi a execução da proposta do Planifica SUS no município, envolvendo diversos profissionais de saúde. O vídeo documentário está disponível nas redes sociais da prefeitura e no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=9N_damF4LWY&t=20s 
 
“Parabéns a todos os nossos profissionais de saúde e a equipe gestora da Secretaria de Saúde pelo belo trabalho, pelo atendimento humanizado e carinho com que recebem as gestantes. Esse projeto tem proporcionado novos meios de agilizar os atendimentos e isso é muito bom, é extremamente importante”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
 
A secretária Cláudia Souza, agradeceu o apoio das equipes nacional e estadual envolvidas no Planifica SUS, bem como, ao trabalho dos servidores da Saúde de Aquidauana inseridos nesse projeto. 
 
“Almejamos que Aquidauana e a microrregião atuem de acordo com as propostas preconizadas pelo Planifica SUS, buscando reforçar nossos atendimentos na rede materno-infantil, fazendo a diferença para os nossos usuários e termos um SUS de qualidade”, pontuou a secretária de saúde de Aquidauana.
 
Aquidauana é município sede de microrregião de saúde em MS, prestando atendimento de saúde aos pacientes dos municípios de: Anastácio, Dois Irmão do Buriti,  Nioaque, Bodoquena, Miranda e Aquidauana.  A microrregião de Aquidauana foi escolhida pela Secretaria Estadual de Saúde, para ser plano piloto para implantação do projeto Planifica SUS, por apresentar mais casos de mortalidade infantil, mais fragilidade na Rede Materno Infantil, é a primeira microrregião a ser trabalhada aqui no Mato Grosso do Sul neste projeto. 
 
A Unidade de Estratégia de Saúde da Família escolhida para o plano piloto em Aquidauana é a ESF Fábio Dutra dos Santos, que fica na Vila Pinheiro, onde centenas de famílias são referenciadas para atendimento. As gestantes, puérperas e seus filhos também são atendidos no Centro Materno Infantil, localizado no Centro de Especialidades Médicas de Aquidauana, que também atende a microrregião com objetivo de fortalecer o atendimento às gestantes e crianças, em especial, às de alto risco.
 
O projeto do Planifica SUS em Aquidauana iniciou em julho de 2019 e a proposta é de extensão até 2023. Até agora, durante todo esse tempo de execução, os resultados alcançados são positivos e refletem na satisfação dos usuários que é atendido e das equipes envolvidas.
 
Na prática, através da proposta do Planifica SUS, Aquidauana já vivencia melhorias no fluxo organizacional do trabalho dos profissionais, conseguindo aplicar ações planejadas e mudanças na estrutura física, que melhoraram os ambientes para oferecer mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários.
 
Trabalhando a proposta do Planifica SUS em Aquidauana, os resultados alcançados são o fortalecimento dos níveis de atenção à saúde, melhorando a organização e a educação permanente das equipes, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais e, também, avançar na execução dos indicadores de saúde.
 
Também participaram do evento, os prefeitos Neco Pagliosa (Caracol), Valdir Júnior (Nioaque) e Jair Scapini (Guia Lopes da Laguna).
 
O PLANIFICA SUS
O propósito do Projeto de Planificação é contribuir em médio e longo prazos para a transformação da organização das unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), da AAE (Atenção Ambulatorial Especializada) e da Atenção Hospitalar. O Planifica SUS é executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e os estados e municípios onde é realizado.
 
O Planifica SUS é uma proposta de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde, com objetivo de fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde, contribuindo para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS. O Planifica SUS possibilita monitorar e avaliar os indicadores de saúde relacionado a cada rede de atenção à saúde. 
 
Dessa forma, visa colaborar significativamente com a organização do processo de trabalho das equipes dos SUS, além de fomentar a integração das Redes de Atenção à Saúde, gerando resultados capazes de apoiar o processo de reorganização das equipes, a ser medido por meio de indicadores pertinentes aos processos. 
 
 


› FONTE: Agecom