Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Em Miranda, Semagro entrega Motoniveladora do PROSOLO para Prefeitura

Publicado em 29/10/2021 Editoria: Infraestrutura


Na oportunidade em que foram entregues cartões do programa Mais Social, assinadas autorizações e ordem de início de serviço de diversas obras e realizadas importantes entregas em Miranda, o governador Reinaldo Azambuja e o secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, entregaram uma motoniveladora do Plano Prosolo para o prefeito Fábio Florença.
 
Na praça central Agenor Carrilho (em frente à prefeitura) Senna e Azambuja assinaram o termo de cessão de uso e realizaram a entrega das chaves numa solenidade que contou com a presença de vereadores e lideranças da região.
 
O maquinário, proveniente do Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (PROSOLO), foi disponibilizado para uso em ações de manejo e conservação de solo e agua, além de ações de recuperação ambiental em áreas afetadas (voçorocas).
 
Conforme lembrou Ricardo Senna, em entrevista à imprensa local, o Plano foi desenvolvido a partir de uma demanda que surgiu em meados de 2018 com o excesso de chuvas que turvaram as águas do município de Bonito e Serra da Bodoquena (amplamente destacado até na imprensa nacional). “Frente ao ocorrido imediatamente a Semagro, Agesul e a Iagro reuniram o trade turístico e junto de técnicos do setor chegamos a conclusão da necessidade da elaboração desse plano para aquela região. Começamos trabalhando nos rios da Prata, Mimoso e Formoso e agora ampliamos para outras bacias. Uma ação das mais acertadas e que já podemos observar resultados.”
 
Ricardo destacou a importância do programa, observando que o plano obriga que em toda e qualquer atividade de manejo de solo sejam feitas curvas de nível, retenção de agua, bacias de contenção nas estradas vicinais, elevação do leito da estrada. “Isso tudo para evitar que a água das chuvas leve a lama e cause o turvamento dos rios, que resultam na sua sedimentação e até no seu assoreamento”, explicou.
 
“O Prosolo vem para favorecer a nossa biodiversidade, para garantir a preservação das áreas de proteção permanente, das nascentes”. Reforçou. Ricardo comentou ainda sobre a preocupação do governador Reinaldo Azambuja com as questões ambientais. “Não à toa estamos indo com o secretário Jaime Verruck para a Cop26 mostrar com orgulho aquilo que Mato Grosso do Sul está fazendo pelo meio ambiente”.
 
O adjunto participou da agenda junto do governador e os secretários Sergio de Paula (Casa Civil) e Eduardo Riedel (Infraestrutura), que começou com a entrega dos cartões às famílias beneficiadas pelo programa Mais Social, autorização do convênio para a revitalização da praça central, elaboração do projeto de uma ponte de concreto sobre o córrego Vilas Boas, obras de saneamento básico e para um convênio de reforma do Hospital Municipal Renato Albuquerque Filho.
 
A agenda teve ainda assinatura da ordem de início de outra ponte sobre o córrego Vilas Boas e da reforma da Escola Estadual Professor Atanásio Alves, na aldeia Lalima, além de assinatura de 25 termos de autorização de baixa de caução e hipoteca do antigo Previsul.
 
PROSOLO
 
O plano foi elaborado a fim de nortear as ações de implementação de sistemas de recuperação e conservação destes recursos naturais. Para isso, será feita a identificação das principais causas da degradação e da integração entre as práticas de manejo em áreas de produção agropecuária.
 
O PROSOLO busca o desenvolvimento sustentável, gerando riquezas, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais através da conjugação da parceria de setores público e privado. A partir de uma política estruturante, o Governo do Estado espera a adoção de boas práticas de produção e sustentabilidade.


› FONTE: Portal MS