Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aquidauana apresenta Cidade Digital a gestores públicos em Campo Grande

Publicado em 18/04/2019 Editoria: Cidade


Prefeito Odilon Ribeiro frisou a importância do acordo de cooperação entre Prefeitura e MCTIC, que coloca em destaque no município as ações voltadas para inovação e transparência.
 
Aquidauana, portal do Pantanal e localizada a 120 km da capital, se prepara para melhorar a conectividade do município, que beneficiará poder público, empresas e população. Em fase de implantação, o projeto do município será apresentado na próxima quinta-feira (25) a gestores públicos do Estado que participam, em Campo Grande, do I Fórum de Cidades Digitais do Centro do MS, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).
 
Contemplada no programa federal de Cidades Digitais, dentro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Aquidauana recebe a infraestrutura com 26 km de fibra óptica para interligar 26 pontos públicos e ainda fornecer internet gratuita em três espaços (Avenida Pantaneta, Parque da Lagoa Comprida e Bairro Santa Terezinha) aos moradores.
 
O prefeito Odilon Ribeiro frisou a importância do acordo de cooperação entre Prefeitura e MCTIC, que coloca em destaque no município as ações voltadas para inovação e transparência. “É um investimento alto na melhoria do sinal de internet na nossa cidade, principalmente, para os órgãos públicos que precisam oferecer serviços de qualidade e com agilidade, sem sistemas caindo e prejudicando a população. Nossa Aquidauana é destaque no tamanho da rede, sendo a maior das 258 cidades digitais. Acreditamos que isso trará futuros investimentos para cidade, até mais investidores e empresários, pois teremos internet de qualidade para rotear”, detalhou o prefeito.
 
O prazo para entrega da rede está previsto para julho deste ano. “Diversas ferramentas podem ser acrescentadas nessa rede. Aplicativos tributários, para saúde e educação serão inseridos e aguardamos ideias para ver o que a gente pode ampliar para atender melhor a população. Essa ferramenta chegou em boa hora, irá reduzir os custos com internet e telefonia. É uma grande oportunidade. A obra já está 40% finalizada”, conta o coordenador do projeto, Reginaldo Souza da Silva.
 
Além de secretarias e unidades públicas do município de 47 mil habitantes, Silva cita a possibilidade de melhorar o atendimento nos distritos. Cerca de sete mil índios também residem na região. “Será possível também a implantação de câmeras de monitoramento, ferramentas para monitoramento de enchentes e vários projetos que queremos lançar com a rede do Cidades Digitais. Melhorando o serviço de internet teremos muitas possibilidades de ferramentas tecnológicas para inovar a nossa cidade e quem sabe ser referência para outras cidades brasileiras”, enaltece o coordenador. Aquidauana também está inscrita no Projeto Internet Para Todos, que visa levar conexão a baixo custo às comunidades mais afastadas, e conta ainda com proposta para o Cidades Inteligentes.
 
Fórum de Cidades Digitais – O encontro na próxima quinta-feira (25) traz políticas públicas, modelos em andamento nas localidades e soluções de mercado. “O objetivo é levar informações a prefeitos, gestores e vereadores principalmente das pequenas e médias cidades. Investir em tecnologia é fundamental para desenvolver as localidades, tornando-as mais atrativas e oferecendo facilidades ao cidadão”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.
 
As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Centro do MS são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR, Inovadora Sistemas, CTMGEO e InnovaCity; prata da DIGIX e bronze da AZ Tecnologia em Gestão, além do apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Hotéis Deville Prime, Ibis, Novotel Campo Grande, Manura Churrascaria e Cozinha Árabe e do Canal Gerência Pública.
 
Serviço:
 
I Fórum de Cidades Digitais do Centro do Mato Grosso Sul
 
25 de abril, em Campo Grande
 
Local: Auditório Museu Dom Bosco | Av. Afonso Pena, 7000. Cidade Jardim
 
Inscrições gratuitas para servidores públicos, academia e entidades
 
http://forum.redecidadedigital.com.br
 
Informações pelo forum@redecidadedigital.com.br ou pelo (41)3015-6812