Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Capital terá 50 voos cancelados da Avianca até dia 28

Publicado em 21/04/2019 Editoria: Infraestrutura


Passageiros de MS também foram prejudicados com cancelamentos de voos - Foto: Divulgação

Passageiros de MS também foram prejudicados com cancelamentos de voos - Foto: Divulgação

Um total de 50 voos da Avianca que teriam como embarque ou destino o Aeroporto de Campo Grande estão na lista de viagens canceladas da Avainca até o próximo dia 28, segundo lista detalhada que foi revelada neste domingo (21).
 
Em Campo Grande são 27 voos com destino à Capital e 23 partindo que foram cancelados. A lista completa pode ser acessada no site ou redes sociais da empresa.
 
No último sábado (20), a empresa atualizou a lista de rotas afetadas com a devolução de aviões em meio à sua crise financeira. 
 
Já são mais de 1.300 voos cancelados entre o último dia 19 e o domingo da próxima semana. 
 
Guarulhos, em São Paulo, Brasília e Galeão, no Rio de Janeiro, são os aeroportos mais prejudicados. Ao contrário, Congonhas, na capital paulista, e Santos Dumont, no Rio, parecem ser protegidos pela empresa e praticamente não têm cancelamentos.
 
De acordo com a lista atualizada nesta manhã, a Avianca cancelará 374 partidas e 372 pousos no aeroporto de Guarulhos até o próximo dia 28. O terminal paulista é o mais prejudicado no País. Em Brasília, foram suspensas 133 partidas e outras 133 chegadas. No Galeão, são 115 partidas e 117 pousos cancelados. 
 
Outros aeroportos brasileiros também foram prejudicados com cancelamento de voos da Avianca: Aracaju (SE), Belém (PA), Chapecó (SC), Confins (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Foz do Iguaçu (PR), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Juazeiro do Norte (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Navegantes (SC), Petrolina (PE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e Vitória (ES). 
 
A Agência Nacional de Aviação Civil orienta os passageiros para que fiquem atentos aos comunicados da Avianca sobre a situação dos voos e busquem informações nos canais de atendimento da companhia.
 
A CRISE
 
O cancelamento de mais de 1.300 voos ocorre em meio à crise financeira da Avianca que, após negociação com empresas de leasing, concordou em devolver amigavelmente mais 18 aviões diante da falta de pagamentos. As aeronaves serão entregues de forma escalonada a partir da próxima segunda-feira, 22. Desde o primeiro avião devolvido pela Avianca, a Anac determinou que a empresa adapte sua malha aérea com a proibição de vender bilhetes para as rotas afetadas
 
Diante dessa crise da Avianca, os concorrentes travam uma grande disputa nos bastidores. Inicialmente, a Azul demonstrou interesse em comprar todos os ativos da aérea. Dias depois, Gol e Latam anunciaram acordo com os credores da Avianca para fatiamento e oferta em leilão de partes da aérea em dificuldade. Executivos da Azul acusam os dois concorrentes de agir contra o aumento da concorrência, especialmente em Congonhas, o aeroporto mais concorrido do Brasil.
 
No último dia 5, a assembleia de credores aprovou o plano de recuperação judicial em uma reunião que durou mais de sete horas. O plano prevê a divisão da empresa por meio da criação de sete unidades produtivas isoladas (UPIs), que serão levadas a leilão.
 
Seis UPIs conterão partes dos direitos de pousos e decolagens (“slots”) da Avianca nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Santos Dumont e uma vai englobar o programa de fidelidade da empresa.
 
O plano de recuperação da empresa aérea foi homologado no último dia 12 pelo juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo. De acordo com a decisão, a empresa permanecerá em recuperação judicial até que se cumpram as obrigações previstas no plano.


› FONTE: Correio do Estado