Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Deputado destaca apoio aos agentes de saúde e endemias de MS

Publicado em 03/03/2022 Editoria: Política


Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias do Estado de Mato Grosso do Sul, o deputado Renato Câmara (MDB) foi à tribuna virtual, durante a sessão plenária desta quinta-feira (03/03), e enfatizou a importância de um debate fundamental para os trabalhadores. 
 
Segundo ele, a remuneração aos profissionais precisa ser discutida. "Hoje existe uma parcela do Governo Federal, uma do municipal, mas ainda há a questão da insalubridade e dos contratados. Enfim, são vários pontos que precisam ser debatidos porque essa é uma atividade fundamental para a saúde básica do nosso Estado e dos municípios", afirmou. 
 
Renato lembrou que são os agentes de saúde e de endemias que vão às casas das famílias, reúnem informações para levantamentos e levam orientação sobre a tríplice epidemia (dengue, zica e chikungunya), além de prestar esclarecimentos com relação ao contágio pelo coronavírus.
 
Para apoiar os trabalhadores, o parlamentar conduzirá uma reunião de trabalho da Frente Parlamentar, esta tarde, a partir das 14h. "Será um debate com a presença de especialistas nacionais, que vão esmiuçar toda essa legislação e apresentar caminhos", explicou. A reunião será online, com a participação exclusiva dos membros do grupo de trabalho, demais deputados estaduais e convidados. 
 
O primeiro tema a ser abordado será "Piso Salarial: competências". Na sequência, será debatido "Insalubridade: legislação e direitos". “Vamos ter participação de vários municípios, debate com especialistas, então peço a vossas excelências que participam da Frente, que possam apresentar legislações e caminhos em defesa dos agentes de saúde e sei que poderão contribuir com as propostas. Por isso é importante a presença desta Casa Legislativa para dar suporte a todos os agentes”, finalizou o deputado durante a sessão plenária. 
 
Além do deputado Renato, integram o grupo de trabalho os seguintes parlamentares estaduais: Amarildo Cruz (PT), Barbosinha (DEM), Felipe Orro (PSDB), Herculano Borges (Solidariedade), Lucas de Lima (Solidariedade), Marcio Fernandes (MDB) e Zé Teixeira (DEM). 
 
Saiba mais sobre a Frente Parlamentar clicando aqui.


› FONTE: Agência ALEMS