Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Preso é baleado por PM ao tentar pegar celulares jogados em presídio

Publicado em 23/04/2019 Editoria: Polícia


Um preso foi baleado na perna por um dos policiais militares que faziam a vigilância nas muralhas da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), na madrugada desta terça-feira (23). Cassimiro Antunes Dauzacker, 40, e outros três internos, teriam estourado o cadeado da cela 7 do raio 2 e correram para o pátio, para pegar uma sacola com 13 celulares e fones de ouvido.
 
A movimentação dos presos foi percebida por um dos policiais que ficam nas torres de vigilância externa da penitenciária. Quando o grupo e aproximava do alambrado, o PM fez disparos de advertência e um dos tiros atingiu Cassimiro na coxa. Os outros voltaram correndo para as celas.
 
Depois de atendido no setor de saúde da PED, Cassimiro e os outros três foram levados pela PM até a 2ª Delegacia de Polícia, responsável pela área da cidade onde fica o presídio.
 
Conforme o delegado Marcelo Batistela Damaceno, ele negou que tinha a intenção de pegar a sacola com os celulares. Disse que viu a cela aberta e aproveitou para tentar fugir.
 
Os quatro foram ouvidos e vão responder por crime previsto no 349-A do Código Penal – ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional. A pena prevista é detenção de três meses a um ano.
 
Cassimiro foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) para fazer exame de corpo de delito e depois será reencaminhado para a penitenciária. Ele e os outros três internos estavam no pavilhão onde ficam os presos considerados mais perigosos e ligados a facções.
 
Condenado por furto e ameaça, Cassimiro tinha conseguido, em agosto de 2018, o benefício de passar do regime semiaberto para o aberto. Um mês depois, no entanto, deixou de cumprir as medidas impostas para continuar com o benefício e foi considerado foragido.
 
Em fevereiro deste ano, o juiz da 3ª Vara Criminal de Dourados Eguiliell Ricardo da Silva determinou o retorno dele para o regime fechado e expediu novo mandado de prisão, cumprido alguns dias depois.


› FONTE: Campo Grande News