Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Prefeitura de Aquidauana e parceiros comemoram sucesso do Maio Amarelo

Publicado em 31/05/2022 Editoria: Trânsito


Durante a manhã de hoje, 31, aconteceu um encontro de culminância das atividades do “Maio Amarelo”, que é uma campanha internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e de alerta aos condutores para respeitarem e obedecerem as regras no trânsito.
 
O evento contou a participação dos alunos e professores dos CMEIS José Rodolfo Falcão e Bezerra de Menezes, que se apresentaram para o público trabalhando de forma lúdica a segurança no trânsito.
 
No encontro estiveram presentes o prefeito Odilon Ribeiro, o diretor municipal de Trânsito – Flávio Gomes Filho, Elijane Coelho – diretora de educação de trânsito do DETRAN-MS, os vereadores Wezer Lucarelli (presidente), Humberto Torres, Nilson Pontim, Sargento Cruz e Marquinhos Taxista, Tony Luiz Lemos – gerente regional do Detran em Aquidauana, Regina Maria Duarte – presidente do CETRAN-MS, Wesley Seron – representando a Superintendência da PRF, comandante Ten. Cel. Daniel Elias (7º BPM), Sargento Edilei Cláudio – representando o 1º SGBM, delegada regional da Polícia Civil – Drª Silvia Girardi, Profª Karoline – representando o campus da UFMS, secretários municipais, equipe do DEMUTRAN, SAMU e DETRAN e diretores das escolas municipais, estaduais, particulares e do IFMS.
 
O objetivo do movimento Maio Amarelo é promover uma ação coordenada entre o Poder Público, instituições, associações, escolas e a sociedade, colocando em pauta a segurança no trânsito, discutir ações de educação no trânsito e, incentivar o engajamento da população na campanha em favor a vida e para redução de acidentes no trânsito.
 
“O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Por isso, promovemos uma grande programação do Maio Amarelo, envolvendo pessoas de todas as faixas etárias, escolas públicas e privadas, universidade, forças de segurança, comerciantes e o Poder Público. As ações foram um sucesso de participação e com certeza continuarão a surtir efeito mesmo após o mês de maio, pois a educação no trânsito é um tema que não pode ser deixado de lado”, disse o diretor municipal de Trânsito, Flávio Gomes, que também agradeceu a parceria de todas as instituições na campanha.
 
Em sua fala, o prefeito Odilon Ribeiro parabenizou a todos os envolvidos nas atividades do Maio Amarelo e fez um discurso em tom de alerta para a população, chamando a atenção para um trânsito com condutores mais responsáveis.
 
“Temos feito grandes investimentos em mobilidade urbana na cidade. Mas, de que adianta a prefeitura asfaltar ruas, melhorar o trânsito com sinalizações, redutores de velocidade e semáforos e recapear as vias e daí vermos condutores fazendo pista de corrida na rua? Quanto custa a vida de uma pessoa no trânsito? Quanto custa um tratamento médico para se recuperar de um acidente automobilístico? Vale a pena arriscar sua vida e de outros desobedecendo os limites de velocidade ou, ainda pior, bebendo e dirigindo? O Estado paga essa conta, mas a maior conta é da família, do cidadão acidentado. Perdemos talvez alguém importante e isso não tem preço!”, indagou o prefeito Odilon.
 
O presidente da Câmara Municipal, Wezer Lucarelli ao discursar lembrou da primeira lei feita no município, que é de sua autoria sobre a criação da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração). Ele também enalteceu as atividades da campanha Maio Amarelo, frisando a importância de sempre envolver a comunidade e instituições, principalmente, as escolas, que é onde estão os futuros condutores no trânsito.
 
Ainda durante o encontro, o diretor de trânsito de Aquidauana informou que nos próximos meses, o município fará a instalação de faixas elevadas em frente a escolas e receberá cerca de 2 mil placas de sinalização vertical, bem como, também serão instalados novos redutores de velocidade.
 
Ao final do evento, o público pode assistir aos vídeos do projeto Bandeiras Rodovias e de resumo das atividades do Maio Amarelo em Aquidauana, bem como, também ganharam exemplares das duas edições das cartilhas educacionais infantis e inéditas, elaboradas pela coordenadora municipal de Educação do Trânsito - Ana Maria Cipro e pela diretora do CPAQ/UFMS - Ana Graziela Toledo.
 
 


› FONTE: Agecom