Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

SAMU realiza treinamento de uso de desfibrilador para militares do 9º BECmb

Publicado em 15/06/2022 Editoria: Saúde


Nos dias 08 e 13 de junho, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Aquidauana esteve no 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão (9º BECmb), ministrando um treinamento sobre como e quando utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA).
 
Esse é um equipamento eletromédico, projetado para analisar o ritmo cardíaco, sendo capaz de identificar arritmias fatais e administrar, com a intervenção de uma pessoa preparada, um choque elétrico para restabelecer o ritmo cardíaco com altos níveis de segurança.
 
O treinamento e palestra foram ministrados pelo coordenador municipal do SAMU 192, Héverton Bandeira Bastos juntamente com a equipe de instrução. 
 
A instrução teve por finalidade capacitar os militares (oficiais, subtenentes, sargentos, cabos, soldados e Núcleo Preparatório Oficiais da Reserva (NPOR) sobre como utilizar o equipamento em situação de parada cardiorrespiratória (PCR).
 
O treinamento foi importante por conta do 9º BECmb ter adquirido recentemente 03 (três) aparelhos desfibriladores (DEAs). "Através da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o SAMU pode oferecer esse treinamento aos militares, que é essencial para garantir maior suporte no atendimento a saúde aos militares e dependentes", explicou o coordenador Héverton Bastos, que informou também que este equipamento está presente nas viaturas do SAMU de Aquidauana.
 
Está em tramitação na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), uma lei que pode ajudar a salvar a vida de milhares de pessoas, trata-se do projeto de Lei 1325/2022, que prevê a obrigação da instalação e facilitação do acesso aos Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs) em todo o território nacional para atendimento das vítimas de parada cardiorrespiratória. 
 


› FONTE: AGECOM