Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Aos 85 anos, morre em Campo grande, Delinha, a "Dama do Rasqueado"

Publicado em 16/06/2022 Editoria: Arte e Cultura


Delinha no lançamento do documentário 'A Dama do Rasqueado', em 2016. Foto Alcides Neto

Delinha no lançamento do documentário 'A Dama do Rasqueado', em 2016. Foto Alcides Neto

Delanira Pereira Gonçalves, a cantora Delinha, de 85 anos, morreu em Campo Grande, de acordo com informações do filho João Paulo Pompeo. A artista foi vítima de uma pneumonia, ficou internada por onze dias até receber alta no dia 25 de maio e se recuperava em casa.
 
“Quero comunicar o falecimento da minha mãe, está com Deus Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, publicou nas redes sociais.
 
Grande cantora, Delinha ficou conhecida carinhosamente como a "Dama do Rasqueado" pelo talento nos palcos que arrastava multidões para os bailes. A chamamezeira nasceu em Vista Alegre, distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936.
 
Mudou-se com os pais para Campo Grande quando tinha 8 anos de idade e foi morar na então casinha de madeira, no Bairro Amambaí, onde viveu até seus últimos dias.
 
Pequenininha, cantava “A Jardineira”, música de Orlando Silva, o que levou sua mãe a colocar no coral da Igreja Perpétuo Socorro, na qual ela cantou até depois de noiva. Em 1968, perdera o pai e dezoito anos depois a mãe, vítima de câncer.
 
Por causa da música, conheceu Délio, seu companheiro em mais de 50 anos de carreira. Os dois se casaram em 1958 e ficaram conhecidos como o “casal de onças do Mato Grosso”.
 
A dupla gravou 19 LPs, 2 Compactos, 14 78 rotação, 4 CDs e 2 DVDs; são a dupla e os artistas sul-mato-grossenses com a maior discografia da história do Estado com 32 títulos.
 
Ouça o principal sucesso do casal de onças de Mato Grosso (Uno) depois MS. O Sol e a Lua.
 


› FONTE: Com informações Campo Grande News