Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Com apoio de Simone e Soraya, CPI do MEC atinge mínimo de assinaturas

Publicado em 23/06/2022 Editoria: Política


Processo foi retomado após a prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, acusado corrupção na pasta da educação
 
As senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronick (União) assinaram o requerimento para a instalação da CPI do MEC (Ministério da Educação) no Congresso Nacional. Terceiro integrante da bancada, o senador Nelson Trad (PSD) ainda não se manifestou se irá assinar o requerimento para investigar irregularidades na pasta da educação.
 
De acordo com o proponente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede), foram colhidas as 27 assinaturas necessárias para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). O parlamentar, líder da oposição no Senado, retomou o processo após a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, acusado participação em esquema de corrupção de corrupção envolvendo pastores e a liberação de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).“Logo mais concederei coletiva à imprensa sobre abertura da CPI do MEC”, confirmou o proponente em sua conta no twitter.
 
Da bancada sul-mato-grossense, apenas as senadoras Soraya Thonick e Simone Tebet assinaram o requerimento para abertura da CPI. “Diante dos novos fatos assinei a CPI do MEC. Algumas reações posteriores (contrárias) nos bastidores sinalizam que fiz a coisa certa, e os fortes indícios apontam para possível caso de corrupção. Covardia não faz parte do meu vocabulário”, confirmou a senadora Soraya Thronick, que até então era contrária a abertura da comissão para investigar a pasta.
 
A pré-candidata a presidência da república, Simone Tebet (MDB), já havia se posicionado favoravelmente a abertura de uma comissão para investigar as suspeitas de corrupção no Ministério da Educação.
 
“A prisão preventiva do ex-ministro e de lobistas por suspeita de corrupção revela todo desmando que virou a Educação neste governo. O que deveria ser prioridade nacional e política de Estado, virou manchete policial”, disse Simone Tebet.
 
A reportagem procurou o senador Nelson Trad (PSD), por meio da assessoria de imprensa para questionar se parlamentar iria assinar ou não o requerimento, mas até a publicação da reportagem não houve retorno.
 
Confira a lista de Senadores que assinaram o requerimento para abertura da CPI, segundo divulgação do proponente, senador Randolfe Rodrigues:
 
Soraya Thronicke (União Brasil)
Simone Tebet (MDB)
Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
 Paulo Paim (PT-RS)
Humberto Costa (PT-PE)
Rafael Tenório, suplente de Renan Calheiros (MDB-AL)
Fabiano Contarato (PT-ES)
Jorge Kajuru (PODEMOS-GO)
Zenaide Maia (PROS-RN)
Paulo Rocha (PT-PA)
Omar Aziz (PSD-AM)
Rogério Carvalho (PT-SE)
José Antonio Reguffe (União Brasil-DF)
Leila Barros (PDT-DF)
 Jean Paul Prates (PT-RN)
 Jaques Wagner (PT-BA)
Eliziane Gama (Cidadania-MA)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Nilda Gondim (MDB-PB)
Veneziano Vital (MDB-PB)
José Serra (PSDB-SP)
Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Cid Gomes (PDT-CE)
Alessandro Vieira
Dário Berger (PSB-SC)
Eduardo Braga (MDB-AM)
Giordano (MDB-SP)


› FONTE: Campo Grande News