Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Festa da Farinha em Anastácio será amanhã e no sábado na Praça Arandú

Publicado em 02/05/2019 Editoria: Cidade


O show de abertura fica por conta da dupla sertaneja João Neto e Frederico. A apresentação continua com os nordestinos, Caju e Castanha, que retornam ao palco no sábado. No último dia de evento, quem também anima o público é Cezar e Paulinho.
 
Com prato cheio da boa culinária e a tradição nordestina, a 14ª Edição da Festa da Farinha terá início no próximo final de semana em Anastácio! Considerada a maior festa da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, o evento tem a importância socioeconômica, já que é realizada por produtores da Agricultura Familiar da região e conta com shows nacionais para animar a população. Os repentistas Caju e Castanha, e os sertanejos Cezar e Paulinho, João Neto e Frederico estão na programação da festa que começa amanhã, sexta-feira (3) e termina no sábado (4), na Praça Arandú e é gratuita.
 
A "regra" é que todo prato servido seja à base de farinha ou acompanhado da mandioca. Pratos típicos do nordeste como tapioca doce e salgada, buchada e bode com mandioca, pirão serão vendidos nos dias do evento.Tem ainda a coxinha de mandioca, pastel de mandioca, porção de mandioca frita, bolo de mandioca, massa puba que é feita de mandioca.
 
Tem também o mané pelado, paçoca de carne seca e outras receitas. Alguns são pratos nordestinos com influências paraguaias, já que na cidade tem uma colônia paraguaia também. O Pão com Baru, que é uma castanha do cerrado também será comercializado.
 
O público ainda poderá experimentar o viagra de mandioca, uma batidinha que é uma das atrações da praça de alimentação. Segundo o presidente da Cooperativa de Produtores da Região do Pulador, Jairo Arruda, a produção de farinha está a todo o vapor. A expectativa é que seja produzido mais de 10 toneladas de farinha, pois além das vendas nos dias de festa, por conta da tradição do evento, o mercado local aumenta o número de pedidos.
 
O forró vai se misturar ao som do sertanejo e as rimas nordestinas aos versos das canções apaixonadas dos violeiros. Essa mistura irá conquistar o público do começo ao fim das apresentações musicais no palco principal do evento. O show de abertura fica por conta da dupla sertaneja João Neto e Frederico. A apresentação continua com os nordestinos, Caju e Castanha, que retornam ao palco no sábado. No último dia de evento, quem também anima o público é Cezar e Paulinho.
 
O anfitrião de Anastácio, prefeito Nildo Alves de Albres, espera que a festa agrade a população e os turistas de todo o Estado que venham prestigiar. "Tudo está sendo planejado com muita dedicação pela nossa equipe. O objetivo do evento, já tradicional, é impulsionar o agronegócio, o turismo, geração de emprego e renda de modo sustentável por meio da gastronomia nordestina predominante em nosso município por meio da Agricultura Familiar, além da Festa da Farinha ser o maior evento cultural dentro da programação do 54º aniversário do município de Anastácio".
 
O gestor municipal enfatiza que, ao longo das últimas edições realizadas, foi notável a arrecadação do município, sem contar que a festa da farinha gera mais de 100 postos de trabalhos temporários, que vai da montagem da estrutura até a limpeza do local após o evento. "Anastácio está entusiasmada, a população empolgada, isso é gratificante. As famílias da Agricultura Familiar fazem um esforço danado para que chegue ao consumidor um produto de qualidade, não só na época da festa, mas durante todo o ano", pontuou Nildo.