Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Intenção de consumo do campo-grandense caiu no mês de maio

Publicado em 24/05/2019 Editoria: Cidade


Parece que os campo-grandenses estão mais precavidos na intenção de consumo pelo menos é o que aponta a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) que registrou no mês de maio 100,7 pontos na Intenção de Consumo das Famílias (ICF). Uma redução de 2,2 pontos em comparado a abril. “Tivemos uma interrupção do processo de recuperação econômica que havia se intensificado no início deste ano.  Embora a ICF esteja na chamada “zona positiva” – acima dos 100 pontos – o indicador de compras a prazo segue em queda, o que demonstra essa insegurança em assumir compromissos bem como dificuldade de acesso ao crédito”, avalia a economista do IPF-MS, Daniela Dias. 
 
Para o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), Edison Araújo, as preocupações e as incertezas com o futuro econômico e político deixaram o consumidor mais cauteloso. 
 
Na variação mensal, os indicadores que apresentaram retração foram a avaliação do emprego atual (-2,5%), a perspectiva profissional (-,06%), indicador de compras a prazo/acesso ao crédito (-3,5%),  avaliação do momento para a compra de duráveis, perspectiva de consumo (-0,3%) e o nível atual de consumo (-1,8%). Somente o indicador de renda atual obteve uma leve reação (0,9%). 
 
A pesquisa de  ICF(Intenção de Consumo das Famílias)  é um indicador com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família, tais como a sua capacidade de consumo, atual e de curto prazo, nível de renda doméstico, segurança no emprego e qualidade de consumo, presente e futuro. 
 
O ICF investiga junto aos consumidores as avaliações que estes fazem sobre sete itens: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Facilidade de Compra a Prazo, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo no curto prazo e Oportunidade para compra de bens duráveis. Todas essas avaliações podem ser analisadas separadamente e também de forma segmentada em dois níveis de renda. 
 
A coleta dos dados é realizada sempre nos últimos dez dias do mês imediatamente anterior ao da divulgação da pesquisa. Assim, os dados do ICF de maio/2019 foram coletados nos últimos dez dias do mês de abril/2019. 


› FONTE: Correio do Estado