Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Caminhada em Aquidauana tem por objetivo combater o Feminicidio

Publicado em 27/05/2019 Editoria: Cidade


Foto rede social

Foto rede social

No dia 1º de junho 2019 será realizado a 1ª Caminhada em Combate ao Feminicídio, com o intuito de sensibilizar a sociedade civil sobre a violência sofrida por mulheres, podendo levar à morte.
 
As motivações mais usuais são: o ódio, o desprezo, o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres, por vezes sendo cometido por familiares ou pessoas com quem a vítima convive ou tenha mantido relacionamento afetivo. Geralmente o local do crime é o domicílio, indicando que a casa é um local de alto risco de morte para mulheres.
 
Mato Grosso do Sul tem a 6ª maior taxa de feminicídio no Brasil. De 2015 a 2016, 80 mulheres foram assassinadas no Estado. De Janeiro à Maio deste ano (2019) foram 16 casos de feminicídio.
 
Mato Grosso do Sul agora tem o Dia e Semana Estadual de Combate ao Feminicídio. A lei nº 5.202/2019, que instituiu o dia 1º de junho como marco, lembra a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 1º de junho de 2015 e tida como o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei 13.104/2015 que institui o feminicídio como crime hediondo. Convidamos a todos a comparecerem vestidos com camiseta branca, como símbolo da paz!