Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Parque de transmissores da Independente FM 90,9 está no Morro do Paxixi

Publicado em 02/06/2019 Editoria: Cidade


Sonho de operar a Independente em FM começou em 1985. 
 
O jornalista e radialista Wilson de Carvalho visitou a rádio Independente IND FM 90,9 na manhã desta sexta-feira [31 Mai 2019]. Ele conheceu as novas instalações e os modernos equipamentos da emissora, que migrou no fim de 2018 do AM para FM.
 
Durante o Programa Armando Anache II , das 10h ao meio-dia, Carvalho conversou ao vivo com o comunicador e aproveitou para perguntar sobre detalhes da IND FM 90,9. Ele apresentou programa no fim dos anos 1980 na Independente e elogiou a nova fase da emissora, atualmente com o Parque de Transmissores no Morro do Paxixi, a 600 metros de altura, no distrito de Camisão, em Aquidauana. 
 
Wilson de Carvalho perguntou quando começou o sonho de operar a Independente em FM. 
 
Armando De Amorim Anache explicou que foi em 1985, ano em que fez concurso e começou a estagiar no Departamento de Jornalismo do Sistema Globo de Rádio, no Rio de Janeiro, onde cursava Comunicação Social na PUC-Rio e engenharia eletrônica na UGF (Universidade Gama Filho).
 
"Falei com o meu pai, Armando Anache, então deputado estadual e radiodifusor desde 1967, que deveríamos instalar emissoras de FM em Corumbá e Aquidauana", disse Armando.  Ele explicou que não haviam canais de FM disponíveis nas duas cidades. "Conversei com o meu pai e ele, imediatamente, contratou uma empresa especializada em radiodifusão, a Assistel de São Paulo, para que desse entrada com dois projetos de estudo de viabilidade técnica junto ao Ministério das Comunicações, para que os dois municípios recebessem os canais de radiodifusão em FM", explicou Anache. 
 
 
Segundo Armando Anache, os dois projetos foram aprovados em Brasília, DF. Assim, Corumbá e Aquidauana, cada uma com duas emissoras de Rádio operando em AM, passaram a contar com um canal de FM. 
 
Armando Anache disse que o próximo passo, para instalar definitivamente as duas emissoras, era enviar novos projetos ao Ministério, provocando a abertura de concorrência para os dois canais. "Todas essas etapas foram cumpridas; no entanto, no momento da definição de quem ganharia as concorrências para explorar os canais de radiodifusão em FM, houve uma reviravolta política em Brasília, devido a votação dos cinco anos de mandato para o Presidente da República, José Sarney", disse Anache. 
 
"Com isso, o grupo político que nos apoiava ficou contra os cinco anos de mandato para Sarney e nós acabamos perdendo as concorrências e as emissoras foram concedidas para outros grupos empresariais", disse Armando.