Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Professor da UEMS de Aquidauana tem tese de doutorado premiada

Publicado em 27/06/2019 Editoria: Educação


O prêmio será entregue na 57ª edição do Congresso da Sober no próximo mês
 
O Prof.Dr. Andre Rozemberg recebe durante o 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, o Prêmio Edson Postch Magalhães.
 
Motivo de orgulho para toda Instituição, o professor da UEMS fez o seu doutorado no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa com estadia de um ano na Universidade de Cornell nos Estados Unidos.
 
A tese de doutorado do Professor Andre Rozemberg Peixoto Simões da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) irá receber o prêmio de melhor tese em Economia Rural do Brasil, com o trabalho intitulado “Os impactos dinâmicos da adoção de tecnologia em nível de fazenda na produção, preços e lucratividade na cadeia de laticínios do Brasil”.
 
O Prêmio Edson Potsch Magalhães, concedido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) será entregue na 57ª edição do Congresso da Sober no próximo mês (21 e 25/07), em Ilheús, na Bahia. A premiação acontece anualmente e recebe inscrições de todos os programas de pós-graduação em economia aplicada do Brasil, assim sendo, de inúmeros programas, foram 8 finalistas.
 
O Trabalho utilizou um modelo de simulação computacional para a cadeia produtiva do leite e teve como o objetivo de avaliar o impacto da adoção de tecnologias sobre variáveis do mercado. Entre as principais conclusões o autor cita que o aumento da produção proveniente do uso de tecnologias pode levar a redução dos preços pagos aos produtores caso as condições de demanda não se modifiquem na mesma velocidade.
 
Andre cita ainda, que mesmo em cenários de menores preços, produtores que adotam tecnologia sempre estarão em melhor situação do que aqueles que não adotam e que o processo de inovação tecnológica é capaz de explicar grande parte do efeito de exclusão de produtores não adotantes de tecnologia.
 
Por fim, o trabalho aponta que a tecnologia adotada tanto por pequenos ou grandes produtores beneficiam não somente o segmento produtivo, mas também outros agentes da cadeia produtiva como laticínios, atacado, varejo e inclusive consumidores com maiores quantidades e melhor qualidade de produtos lácteos.
 
Todos os trabalhos produzidos pelo professor, inclusive a tese premiada podem ser acessados no seu perfil profissional...
 
https://www.researchgate.net/profile/Andre_Simoes14
 


› FONTE: Assessoria