Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Unidades Básicas de Saúde de Anastácio intensificam informações à população

Publicado em 08/07/2019 Editoria: Saúde


Procure sua Unidade de referência!
 
Muitas pessoas podem ter hepatite sem saber. No mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde lança em Anastácio a campanha Julho Amarelo, com o objetivo de intensificar a prevenção e o controle das hepatites virais no município, aumentando a cobertura vacinal para hepatite B e o teste rápido para os tipos B e C, para reduzir a transmissão das hepatites virais.
 
Durante todo o mês de julho, as Unidades Básicas de Saúde vão intensificar as informações à população quanto a importância do diagnóstico precoce.
 
As hepatites virais são doenças infecciosas provocadas por vírus que atacam o fígado. Há cinco diferentes vírus que causam hepatites, sendo os tipos A, B e C os mais comuns no Brasil. Os outros dois tipos, D e E, são mais frequentes em países da África e Ásia.
 
A preocupação maior é com as hepatites B e C, transmitidas através do sangue e secreções. Ambas podem levar a problemas sérios como cirrose e câncer de fígado. É importante que as pessoas façam o teste rápido, que leva apenas 30 minutos para se ter o resultado, e caso seja positivo, procurem o mais rápido possível tratamento médico.
 
Doença Silenciosa - Nem sempre as hepatites apresentam sintomas, porém os mais comuns são olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras.
 
A adoção de medidas preventivas é a melhor forma de se evitar a contaminação pelos vírus da hepatite. No caso das hepatites B e C, recomenda-se evitar contato com sangue infectado, não compartilhando objetos cortantes ou perfurantes, nem instrumentos para preparação de drogas injetáveis.
 
Outra recomendação importante é sempre usar preservativo nas relações sexuais, além de só fazer tatuagens, colocação de piercings e tratamentos com acupuntura com instrumentos esterilizados.
 
Reforçando que a vacina para Hepatite B está disponível gratuitamente em todas ESFs de Anastácio e você pode realizar o teste rápido para os tipos B e C!
 
Procure sua Unidade de referência!