Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Ex-prefeito Fauzi concede entrevista hoje a partir das 11 horas na FM América

Publicado em 11/07/2019 Editoria: Cidade


Fauzi Suleiman - Foto arquivo

Fauzi Suleiman - Foto arquivo

O ex-prefeito de Aquidauana Fauzi Suleiman (MDB) concede entrevista ao vivo hoje (11) ao programa Aquidauana do Bem na FM América 100,9 a partir das 11 horas.

Durante o programa comandado por Renato Amorim e Iramar Ferreira o ex-prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman deve responder diversos questionamentos e esclarecer alguns fatos, objetos de reportagens em veículos de comunicação de Campo Grande.

Um dos pontos em discussão diz respeito a uma decisão da Justiça Federal de Mato Grosso do Sul publicada determinando o bloqueio de R$ 2,9 milhões pela não prestação de contas dos recursos recebidos da União ao decretar situação de emergência durante a enchente do Rio Aquidauana em 2010.

Fauzi Suleiman confirmou que irá recorrer e garantiu que nenhum centavo recebido deixou de ser aplicado no município. “Não tem nenhum centavo que tenha saído do Governo Federal e que não tenha sido entregue à população de Aquidauana”, afirmou o ex-prefeito.

À época dos fatos, recursos foram aplicados na reconstrução da Rua Teodoro Rondon, destruída pela enchente. Todo o pavimentado foi arrancado e refeito em ação de qualidade inquestionável e que comerciantes e empresários lembram muito bem dos fatos.

Recursos foram investidos na recuperação da cabeceira da ponte sob o Córrego João Dias acesso a vila Trindade, na construção de um ponte de concreto no prolongamento da Rua Sete de Setembro, na substituição das vigas de madeira por concreto no distrito de Camisão, ponte na Aldeia Córrego Seco, Ponte na região do Taboco (Cipolândia) e cabeceira da ponte Boiadeira. "Não consegui efetuar a prestação de contas de cinco pontes e da recuperação do asfalto na entrada da cidade por não ter sido permitido acesso aos documentos, depois da cassação e da posse do prefeito anterior", frisou Suleiman.

Suleiman esclarece que não houve desvio de dinheiro, as obras foram executadas e pagas e que o processo é referente a problemas na prestação de contas que ele atribui a falhas cometidas por seu sucessor. “A maioria dos convênios que nós estávamos tocando na prefeitura de Aquidauana deixaram de ter dados alimentados no sistema e contas não prestadas, por interesses outros”, esclareceu o ex-prefeito em matéria publicada no portal Midiamax.

O ex-prefeito Fauzi Suleiman relatou que após deixar o cargo, não levou nenhum documento para casa e quando foi questionado sobre a prestação de contas acionou seu sucessor, que não teria fornecido os papéis, nem dado seqüência na prestação de contas dos convênios.

Fauzi também comentou os valores bloqueados, informando que eles são referentes ao total do convênio e não a seu patrimônio e disse que vai recorrer da decisão, embora não tenha ‘nenhum centavo na conta’. Os recursos foram aplicados de forma adequada com as obras visíveis até hoje no município de Aquidauana.

O ex-prefeito comentou ainda que não tem pretensão de seguir na vida pública, em função de problemas burocráticos gerados inclusive após o termino do mandato. “Você sai com todos os problemas da prefeitura nas suas costas”, esclareceu.

Ponte construida em Aquidauana - foto arquivo

Em 2011

Logo após a enchente, o então prefeito Fauzi enviou diversos relatórios e projetos à Defesa Civil Nacional solicitando recursos para Aquidauana, que naquele início de ano ficou isolada do mundo. A única entrada para a cidade, a ponte Antônio Trindade, havia ficado interditada por vários dias.

Após aprovação dos projetos, Aquidauana foi contemplada com recursos para várias obras de reconstituição de pontos mais atingidos e graças a isso foi possível construir novas pontes na cidade e nos distritos.

Na cidade, a obra mais importante foi a reconstrução da velha ponte de madeira do Córrego João Dias, hoje totalmente de concreto. Outras pontes, como a do Córrego Fundo (região de Camisão), Córrego Seco (aldeia Córrego Seco), do rio Taboco (região de Cipolândia), ponte Boiadeira sobre o rio Aquidauana foram totalmente recuperadas ou reconstruídas em sistema misto cabeceiras de concreto e assoalho de madeira.

Parceria com o Governo do Estado

Destruídas pela enchente do início de 2011, as pontes de madeira sobre os rios Aquidauana e Vermelho, ambas no distrito de Piraputanga, foram substituídas por novas pontes de concreto.

Os recursos para a reconstrução dessas pontes foram solicitados pelo então prefeito Fauzi Suleiman (PMDB) e pela Defesa Civil do Município aos governos estadual e federal. Neste caso o Governo do Estado através da decretação de emergência concluiu e entregou às pontes a população da região.

Obras executadas.

Fauzi ainda fez questão de frisar em contato com o site Portal de Aquidauana que na gestão anterior nenhum dos projetos conquistados na sua gestão foram executados, isso só veio a se tornar realidade na administração do atual prefeito Odilon Ribeiro, exemplificando o caso das creches da Vila Pinheiro, Nova Aquidauana e Vila São Pedro.

Fauzi também enfatiza os projetos de habitação popular executados em sua gestão, propiciando um teto a centenas de famílias aquidauanenses e a conclusão das casas do Jardim Aeroporto conquistadas na sua gestão e concluídas pelo governador Reinaldo Azambuja.

Projetos de pavimentação asfaltica, drenagem e rede de esgoto entre outros. "Tal constatação ocorreu pela relevância do entendimento político selado em Aquidauana visando tão somente o bem da cidade que sofreu um atraso brutal na execução de ações cujo principal objetivo era a melhor qualidade de vida de todos", finalizou.