Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Desafio das Araras de Mountain Bike será no Distrito de Piraputanga

Publicado em 27/07/2019 Editoria: Turismo


Prova envolve corridas nas categorias pró, sport e turismo masculino e feminino. Prazo de inscrições vai até 18 de agosto

O distrito de Piraputanga, em Aquidauana receberá no dia 25 de agosto a quarta edição do Desafio das Araras.

O evento encerra as atividades alusivas ao aniversário de 127 anos do município, celebrado dez dias antes. A etapa faz parte do Circuito MTB do Desafio das Araras, que tem o objetivo de aliar esporte, turismo e aventura.

A última edição foi em Bodoquena, a 266 km de Campo Grande, em junho e contou com a participação de 399 atletas de 26 municípios de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraguai e Uruguai.

A prova envolve corridas nas categorias pró, sport e turismo masculino e feminino. Os atletas vão enfrentar um percurso de estradas de terra, trilhas naturais cercadas pela Serra de Maracaju com parada para banho na prainha as margens do Rio Aquidauana, passando pela antiga Estação Ferroviária, Furnas dos Baianos e Morro do Paxixi, no distrito de Camisão.

As inscrições vão até o dia 18 de agosto e podem ser feitas pelo site Click Aqui

O Desafio das Araras é um evento esportivo de mountain bike, homologado pela Federação de Ciclismo do MS e proporcionará aos amantes do esporte trajetos por trilhas de matas, morros, estradas de chão e pavimentadas.

O principal objetivo é desenvolver o esporte, o turismo, a saúde e o bem-estar através do Ciclismo, além do desenvolvimento local, explorando e desbravando novos lugares em municípios do Mato Grosso do Sul, que apresentarão suas belezas naturais aos atletas, turistas, visitantes e população em geral.

PIRAPUTANGA/MS

Piraputanga é um distrito do município brasileiro de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul.

Aquidauana é o Portal do Pantanal, um dos mais belos ecossistemas do mundo. Sempre de portas abertas para receber os visitantes. Com muitas atrações, a cidade encanta com seus cenários únicos.

O Rio Aquidauana deu nome ao município, sua origem vem do vocabulário dos índios da etnia Guaicuru, que significa rio estreito. Atualmente, os índios que habitam o município são da etnia Terena, que formam uma população de mais de 12 mil indígenas, distribuídos em 09 aldeias. Ao lado da Estação Ferroviária está localizada a Feirinha Indígena, onde é comercializada a produção agrícola das aldeias.

Outra característica natural de Aquidauana, além do Pantanal, é a Serra de Maracajú que possui belezas cênicas e bucólicas, típicas do interior, como morros escarpados, cachoeiras, praias de areia branca às margens do rio. Na região perpassa a MS 450, e em 2000 foi criada uma categoria de Unidade de Conservação, a Estrada Parque de Piraputanga com 42,4 Km, há trechos em terra e asfalto justaposta às margens do rio Aquidauana.

Há também algumas cavernas catalogadas, com inscrições rupestres da época dos caçadores-coletores que habitaram essa região a milhares de anos atrás. Suas belezas cênicas, culturais e históricas possuem forte apelo.

Possui 13 Pousadas Pantaneiras distribuídas pelo município, que oferecem as mais variadas opções de lazer como passeio a cavalo, focagem noturna, safári fotográfico, caminhada, passeio de chalana, e o visitante ainda desfrutará da típica gastronomia pantaneira.

Venha descobrir uma cidade linda que combina potenciais, povo receptivo, cultura forte e natureza!