Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Assembleia lança Frente em Defesa da Saúde Mental e Combate ao Suicídio

Publicado em 21/08/2019 Editoria: Saúde


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) lança, nesta quarta-feira (21), a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio. O evento, proposto pelo coordenador da Frente, Marçal Filho (PSDB), será realizado às 14h30 no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Casa de Leis, e contará com a presença de profissionais e representantes de entidades que atuam na área de saúde mental.
 
A criação do grupo de trabalho objetiva avançar e fortalecer as políticas públicas relativas à saúde mental e, assim, intensificar o combate à depressão e reduzir os índices de suicídio. Conforme números do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2017 (último dado), 258 pessoas cometeram suicídio em Mato Grosso do Sul. Esse é o maior resultado da série histórica da pesquisa, iniciada em 1996. A quantidade de casos dobrou em duas décadas, com alta de 109%. No período (de 1996 a 2017), foram registrados 4.079 suicídios no Estado.
 
Essa situação se relaciona, entre outros fatores, a doenças psicológicas, como depressão e diversos tipos de transtornos. “Os números relativos a transtornos são muito altos. Além das pessoas que buscam ajuda e entram nas estatísticas, há aquelas que têm transtornos mentais, como ansiedade exacerbada, síndrome do pânico e depressão, que não são contabilizadas. Por isso, não recebem tratamento adequado, por este motivo não são compreendidas nem pela família”, afirma Marçal Filho.
 
A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio foi instituída pelo Ato 38, da Mesa Diretora da ALMS, publicado no Diário Oficial do Legislativo no dia 15 de julho deste ano (veja aqui). Além do coordenador, o grupo é composta pelos deputados Antônio Vaz (PRB), Cabo Almi (PT), Coronel David (PSL), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Jamilson Name (PDT), Lidio Lopes (PATRI) e Lucas de Lima (Solidariedade), além de representantes de diversas entidades.
 


› FONTE: AL MS