Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Mulheres de Naviraí aprendem técnicas para se defenderem de agressores

Publicado em 21/08/2019 Editoria: Polícia


Mulheres de Naviraí estão aprendendo técnicas de defesa pessoal para se proteger de situações de agressão. O curso “Mulheres que Lutam” é promovido pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Naviraí e integra a programação da campanha “Agosto Lilás”.
 
Ministrado pelo professor Tales Rottini, faixa preta em Jiu Jitsu, o curso tem por objetivo ensinar técnicas de defesa pessoal para mulheres. Durante a formação que teve início nesta terça-feira (20) e segue até o próximo dia 12 de setembro, haverá simulações de situações de agressão, para que as mulheres aprendam a aplicar movimentos de defesa e contragolpes, que impeçam que sejam agredidas.
 
No curso serão ensinadas ainda condutas preventivas para segurança pessoal durante atividades cotidianas e laborais, habilidades motoras para defesa e sobrevivência em situações de agressão, bem como estratégias para fuga de agressores.
 
Durante a abertura do curso ocorrida ontem, a delegada Sayara Quinteiro Martins Baetz, titular da DAM falou sobre os avanços da Lei Maria da Penha, que no dia 07 de agosto completou 13 anos, e sobre as formas utilizadas pela Polícia Civil para ajudar mulheres que vivem relacionamentos abusivos, mostrando maneiras de reconhecerem essa situação e saírem do ciclo de violência.
 
O curso é gratuito e conta com a participação de mais de 70 mulheres. As aulas acontecem todas as terças-feiras e quintas-feiras, às 10h, 15h e 19h30, na Academia Alliance, na Rua Yokohama, n.º 370, no Centro de Naviraí. As interessadas podem se inscrever através do telefone (67) 3461-5182.
 
Agosto Lilás
 
Realizada desde 2016 em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha, a campanha “Agosto Lilás” entrou no calendário de eventos de Mato Grosso do Sul como a maior campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e atualmente são muitas as ações de mobilização executadas em vários municípios do interior do Estado.
 
Nesse ano de 2019, a pauta são os 13 anos da Lei Maria da Penha, os avanços e conquistas na defesa e proteção das mulheres.
 
O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha (Lei federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), por meio de palestras, debates, encontros, panfletagens, eventos e seminários abordando os tipos de violência especificados na lei e como promover o enfrentamento à violência contra a mulher.
 


› FONTE: PC MS