Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Semana Nacional de Trânsito terá simuladores de embriaguez e impacto

Publicado em 17/09/2019 Editoria: Trânsito


Com o tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) dá início neste quarta-feira (18), à programação da Semana Nacional do Trânsito. O cronograma de atividades traz palestras e demonstrações com simuladores de impacto e de embriaguez em ações programadas para Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Nova Andradina, Amambai e Coxim.
 
Segundo a diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS, Elijane Coelho, as atividades são direcionadas para os riscos de acidentes envolvendo pessoas embriagadas ou que abusam da velocidade. “Em Campo Grande, além disso, teremos a temática voltada para a importância do uso do cinto de segurança”.
 
O simulador de impacto é uma atividade que demonstra a importância da utilização do cinto.
 
No simulador, um boneco sofre impacto a aproximadamente 10km/h, sendo uma primeira exibição sem o cinto de segurança e a segunda com o cinto.
 
Dois estágios de embriaguez poderão ser apresentados com a utilização de óculos em um circuito que envolve coordenação motora, lateralidade, equilíbrio, dentre outras capacidades que o participante deve fazer utilizando óculos que simulam embriaguez, visando a percepção dos efeitos e riscos de associar álcool e direção.
 
Neste fim de semana, os usuários do Parque dos Poderes tiveram a chance de conhecer os simuladores durante atividade demonstrada pelo Detran. Segundo informações do agente de fiscalização, Joilton Santos, cerca de 70 demonstrações foram feitas durante os dois dias de ação por agentes de educação em parceria com a fiscalização.
 
Os simuladores utilizados nas ações educativas foram adquiridos em parceria com o a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Sindicato das Concessionárias de Veículos do MS)
 
Palestra
 
Na próxima quarta-feira (18), a Semana será aberta com a palestra “Sou motorista de aplicativo e obedeço às regras de trânsito”, voltada para os profissionais que exercem a atividade em Campo Grande.
 
Com horários nos períodos matutino e vespertino, o evento pretende tirar dúvidas e ressaltar os cuidados que os motoristas profissionais precisam ter com relação à legislação de trânsito estabelecida no CTB (Código Brasileiro de Trânsito).
 
A palestra será ministrada pelo gestor em educação e segurança do trânsito Detran-MS, Ivar Custódio da Silva. De acordo com ele, na ocasião, serão feitas abordagens dinâmicas e orientações sobre o dia-a-dia dos motoristas na Capital.
 
O evento tem entrada livre e será realizado amanhã, dia 18 de setembro no auditório da OAB/MS, em Campo Grande entre as 9h30 e às 10h e no período da tarde das 15h30 às 16h30.
 


› FONTE: Detran MS