Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

PC de Rondônia tem apoio da Deco/MS em investigação contra táxi aéreo

Publicado em 02/10/2019 Editoria: Região


 Operação conjunta entre a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Rondônia, Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado – Deco, da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e Anac – Agência Nacional de Aviação cumpriram na manhã de ontem, terça-feira (1º) mandados de busca e apreensão, na sede da empresa Rima- Rio Madeira Táxi Aéreo, bem como na residência de alguns funcionários da empresa, inaugurando a fase ostensiva da denominada “Operação Mendaz”.
 
Os policiais localizaram material para subsidiar a investigação de falsidade ideológica e fraudes nos diários de bordo das aeronaves da empresa, além de outras irregularidades administrativas.
 
A ação desta manhã é resultado da investigação materializada no Inquérito Policialque teve início a partir da apreensão de materiais na operação Pouso Forçado, realizada em abril deste ano. Ao analisar os documentos apreendidos os policiais civis encontraram fotocópias de páginas de diários de bordo, as quais, comparadas com as páginas originais, indicavam adulterações nas horas de voo.
 
A normativa que regula o preenchimento dos diários é taxativa quanto à imprescindibilidade das informações e dados referente aos voos e jornada de número de horas e ciclos para a manutenção e inspeção das aeronaves. As informações fidedignas sobre o lançamento de horas e ciclos no Diário de Bordo, mantêm a condição de navegabilidade das aeronaves, de forma que o retardo em suas manutenções faz com que fujam da inspeção no tempo devido e naveguem em condições não seguras.
 
Condutas Criminosas e Responsabilização Criminal
 
A investigação busca identificar os responsáveis pela adulteração nos livros de diários de bordo, bem como verificar outras possíveis falsidades e fraudes cometidas pelos servidores e responsáveis da empresa.
 
Com o material apreendido hoje, a ANAC, na seara administrativa e a Polícia Judiciária, por meio dos peritos criminais - poderão confrontar as informações prestadas nos documentos apreendidos.  
 
 Mendaz
 
 O adjetivo MENDAZ em um de seus significados é mentiroso ou falso, o que remete às informações lançadas em livros Diários de Bordo apreendidos.


› FONTE: PC MS