Portal de Aquidauana

Seja bem vindo,

Cotação
Aquidauana

Suplente de vereador busca apoio para evitar fechamento de escolas

Publicado em 28/11/2019 Editoria: Educação


O suplente de vereador Sargento Cruz (MDB) esteve em Campo Grande na terça-feira (26) acompanhado por um grupo formado por pais e professores da Escola Estadual Felipe Orro para uma reunião e entrega de abaixo assinado ao deputado estadual Renato Câmara (MDB) questionando as mudanças provocadas pela reorganização promovida pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.
 
Esta importante unidade escolar estabelecida no bairro de maior densidade populacional de Aquidauana, o Santa Terezinha é a única no município de Aquidauana que oferece o ensino integral e a comunidade anseia pela ampliação da oferta para outras turmas do Ensino Fundamental.
 
No documento, segundo o sargento Cruz, a comunidade enfatiza posição contrária a qualquer tomada de decisão sobre o destino desta unidade escolar que possa resultar em prejuízo para os estudantes. 
 
O grupo que se reuniu com o deputado estadual Renato Câmara pediu sua intervenção na questão para que a escola não seja prejudicada com o fechamento parcial ou total de salas de aula, neste caso 2º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, além de transferência de alunos ou deslocamento forçado para outras unidades.
 
Por ser, como já citamos um bairro com ótima densidade populacional, medidas a serem concretizadas dificultará o dia a dia das famílias que terão que se deslocar para unidades escolares longe de casa e não contam com meio de transporte apropriado.
 
Renato Câmara além de receber o documento, fez questão de ouvir o grupo em seus anseios, deixando clara a preocupação de todos com a possibilidade de fechamento do ensino integral na unidade escolar bem como a desativação de salas do 2º ano do Ensino Fundamental. 
 
 
O parlamentar assumiu o compromisso de defender esta causa dos pais e professores da Escola Estadual Felipe Orro, pois não sua avaliação o futuro dos nossos jovens depende de uma educação de qualidade. 
 
Importante ressaltar que o mesmo documento entregue ao parlamentar contendo as demandas da comunidade foi protocolizado na SEGOV - Secretaria de Governo para conhecimento do governador Reinaldo Azambuja.
 
Uma cópia do documento também foi encaminhada a Secretária de Estado de Educação Maria Cecilia Amêndola da Motta. 
 
Ainda ontem (27) o deputado estadual Renato Câmara esteve reunido com a Secretaria de Estado de Educação oportunidade em que entregou pessoalmente as reivindicações da comunidade estudantil da Escola Estadual Felipe Orro (Aquidauana) em conjunto com reivindicações de Campo Grande, (Escola Estadual Henrique Schrader), Escola João Pedrossian (Bodoquena) e Escola Estadual Rotary Dr. Nelson Araújo (Dourados.
 
No documento recebido pela Secretaria de Estado de Educação Maria Cecilia Amêndola da Motta, o deputado Renato Câmara considera que o fechamento das escolas ou mesmo algumas mudanças pensadas irá dificultar o acesso à educação em locais que irão depender de fornecimento de transporte para estes alunos.
 
Em sua avaliação, os professores recebem treinamento e capacitação para atenderem as demandas especifica de cada unidade escolar. "A educação é de fundamental importância para crianças e adolescentes, pois se trata de uma política publica de grande valor para a comunidade o que nos leva a solicitar que sejam reavaliadas as decisões de fechamento e ou municipalização de unidades escolares em vários municípios de MS", frisou o deputado Renato Câmara.
 
Além das mudanças temidas pela comunidade da Escola Estadual Felipe Orro, existe a previsão de que duas escolas sejam desativadas em Aquidauana, no caso a Escola Estadual Antonio Trindade (Vila Trindade) e Escola Estadual Luiz Mongelli (Vila Princesa do Sul/40) ambas reformadas a pouco tempo pelo Governo do Estado de MS.